Em
Correio de Azeméis

14 Mar 2022

(Re)Pensar a condição da rua

Ana Isabel da Costa e Silva

Ana Isabel da Costa e Silva *

Ignasi de Solà-Morales Rubió, arquiteto, historiador e filósofo espanhol, afirmou que a configuração das ruas e suas interseções protagonizam, em paralelo com a divisão da propriedade, a forma do território. Numa aproximação morfológica, a edificação, embora presente, poderá surgir em segundo plano1.

Entre fortes dinâmicas de crescimento urbano, atualmente, a rua torna-se uma ligação inadaptada para conferir uma estrutura física forte ao território. Há várias razões para que isso aconteça, nomeadamente a sobrevalorização da intervenção individual, dada a incapacidade dos órgãos municipais para pensar o território de uma forma global, segundo uma estratégia delineada antecipadamente, procurando potenciar o enriquecimento das atividades individuais e, sobretudo, para a conceção coletiva da envolvente urbana, com o objetivo de a partilhar.

A rua, sobretudo em territórios menos centrais da cidade de Oliveira de Azeméis, como é o caso da Rua de Xangai, no Outeiro, foi melhorado, apenas, para o trânsito automóvel. O alcatrão chega e ...apenas isso. Para quem vivia numa moradia cujo acesso sempre foi mal-arranjado, vendo o alcatrão a chegar, até fica muito agradecido. Contudo, há muito por fazer: a iluminação adequada à escala humana, os arranjos exteriores que possam permitir o convívio de outros modos de locomoção, o tratamento das águas pluviais, para que possam ser encaminhadas para campos agrícolas, o cuidado em ter um limite bem desenhado e integrado na confrontação entre a propriedade privada com o espaço público.

Nesse sentido é urgente desenvolver a conceção da rua como um espaço intermediário, como avançou o sociólogo norte-americano Robert Gutman, onde se convoque a tridimensionalidade como um valor para pensar a rua como guia de desenho na relação com os problemas da forma urbana2 .

1 SOLÀ-MORALES, Manuel. Les Formes de Creixement Urbà, Laboratori d’Urbanisme. Barcelona: Edicions UPC, 1993.
2 GUTMAN, Robert. Architecture From the Outside In. Ed. Danna Cuff & John Wriedt. Princeton Architectural Press, New York, 2010. 
 * Arquiteta, anadacostaesilva@correiodeazemeis.pt 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Caima-Azeméis FM Rádio, 89.7 Mhz, assegura a radiodifusão no concelho
21/05/2024
Funeral de Aldina Valente será amanhã, terça-feira, pelas 17h30
20/05/2024
USF Salvador Machado dispõe de uma Comissão de Utentes
20/05/2024
Decretado Luto Municipal pelo falecimento de Dª Aldina Valente
20/05/2024
Colaboradores do Grupo Simoldes deram o último adeus a Aldina Fernandes Valente. Veja o vídeo do momento
20/05/2024
Coligação Pelas Pessoas PSD/CDS-PP toma posição sobre JI de Nogueira do Cravo
20/05/2024
Oliveirense em vantagem nos quartos de final
19/05/2024
Só um ‘milagre’ evita a descida do FC Cesarense
19/05/2024