Requalificação da IC2 em Oliveira de Azeméis “não é prioridade” para o Governo

Destaques Concelho

MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS EM RESPOSTA AO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD

O troço da IC2, que atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis não será requalificado. A obra de requalificação chegou a ser anunciada para 2022, contudo o novo ministro das Infraestruturas não considera a obra como prioritária.

 

O grupo parlamentar do PSD, do qual faz parte a deputada oliveirense Helga Correia, questionou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre a empreitada de requalificação do troço do IC2 que atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, anunciada em 2019. Em comunicado, Helga Correia afirma que o grupo parlamentar social democrata  recebeu por parte de João Galamba a resposta de que a empreitada não seria prioritária, “aguardando-se melhor oportunidade para integrar no plano de investimento da empresa, devido à sua menor prioridade comparativamente com outras necessidades referenciadas”.

 

A deputada oliveirense recordou que “o IC2 tem sido palco de vários acidentes rodoviários, alguns dos quais com gravidade, destacando-se a curva junto ao Estádio Carlos Osório”.  Helga Correia concluiu reiterando que “na resposta que nos é dada, refere-se, apenas, a questão da qualidade do pavimento, quando, para nós, esse não é o único problema. É o próprio perfil da via que está em causa, pelo que não vamos desistir da ideia de que se impõe uma intervenção, porque é de vidas humanas que estamos a falar”.

 

 

A posição da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

 

A vereadora do PSD, Carla Rodrigues, aproveitou a reunião do executivo camarário que decorreu na manhã de 13 de abril, para questionar Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, sobre a posição que iria tomar perante as mais recentes declarações do ministro das Infraestruturas. Joaquim Jorge, prometeu continuar a pressionar as Infraestruturas de Portugal.

 

“Sabíamos que a requalificação do IC2 estava no plano de proximidade das Infraestruturas de Portugal e que o lançamento da obra estava previsto para 2022. Recentemente, a deputada oliveirense Helga Correia, questionou o Governo sobre o atraso nesta requalificação. Foi surpreendente a resposta do governo ao dizer que a empreitada, afinal, já não é prioritária. É uma resposta desadequada. O antigo ministro das infraestruturas considerava prioritário e agora já não é.  O que é que o presidente irá fazer quanto a esta situação?”

 

Carla Rodrigues, vereadora do PSD

 

“Nós enviámos uma comunicação às Infraestruturas de Portugal exigindo explicações sobre o porquê desta via não ter sido intervencionada. O piso não está em mau estado. O que me preocupa é a segurança do troço. É necessário melhorar a sinalética, as pinturas do pavimento e o corte da vegetação nas laterais. É necessário corrigir pontos onde existam elevada sinistralidade. Acho que esta intervenção deve ser feita no sentido de criar condições de segurança em todo o troço da IC2 do nosso concelho. Uma das medidas que estamos a procurar com as Infraestruturas de Portugal é obter autorização para a instalação de uma rotunda numa zona que tem tido alguma sinistralidade em Pinheiro de Bemposta. O perigo não se resume a esta zona. Vamos continuar a exigir que essa intervenção seja feita, até porque não estamos a falar de uma fortuna. São verbas que permitem salvar vidas”.

 

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Catarina Teixeira venceu torneio de padel em Leça da Palmeira
14/07/2024
‘Juntos por uma bancada’ do GD São Roque juntou 350 pessoas
14/07/2024
Festa das Coletividades animou lugar da Mó, em Palmaz
14/07/2024
Macieirense entrou a ganhar na Taça de Portugal
14/07/2024
Homem morre em acidente de mota
14/07/2024
Sexta edição do Vila Fest junta cerca 7000 pessoas
13/07/2024
15 anos a celebrar o folclore no Largo da República
13/07/2024
Carregosa é vila há 34 anos
13/07/2024