7 May 2025
Manuel Duarte, um dos cinco irmãos fundadores do Brasão Azeméis, falecido recentemente, foi homenageado durante a inauguração. Paulo Duarte, seu filho, sublinhou que o espaço era um “sonho” do pai
> Estabelecimento familiar foi aberto, em 2009, por 5 irmãos
Encerrado desde janeiro para a remodelação completa do espaço, o restaurante Brasão Azeméis foi reinaugurado no passado dia 15 de abril. O estabelecimento foi fundado pelos irmãos Duarte, em 2009, com o objetivo de construir um local em que a “tradição gastronómica” e a “qualidade dos serviços” se cruzassem com um “ambiente acolhedor”, segundo Adriano Duarte, um dos cinco fundadores.
“Entendemos que havia chegado o momento de renovar as instalações, quase 15 anos depois da nossa fundação. Pretendemos com isso oferecer mais conforto aos nossos clientes e melhores condições aos colaboradores”, explicou ainda o co-fundador, que aproveitou o evento para homenagear o irmão, Manuel Duarte, falecido recentemente. “O meu irmão, Manuel Duarte, um dos cinco fundadores, está presente em cada parede desta casa, em cada ideia que discutimos e em cada decisão que tomamos”, declarou.
A Azeméis TV/FM esteve presente na inauguração, na qual estiveram presentes múltiplas personalidades e empresas.
“O Brasão de Azeméis é hoje um dos restaurantes mais populares do nosso concelho e diria até da nossa região. Sabemos que, do ponto de vista financeiro, talvez fosse mais rentável investir num mercado de maior dimensão, mas escolhemos continuar a investir aqui. Fazemo-lo, porque acreditamos no potencial de Oliveira de Azeméis e queremos retribuir o carinho com que a comunidade sempre nos recebeu”
Adriano Duarte, co-fundador do Brasão Azeméis
“Quero agradecer à equipa do Brasão por acreditar em Oliveira de Azeméis. Sempre o fizeram, desde o início das vossas vidas, lembro-me bem de como é que vocês começaram, num pequeno espaço, transformando-se num grande grupo e numa referência incontornável na dinâmica industrial e comercial do nosso concelho”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“O Brasão é um sonho do meu pai e consigo ver muitos dos traços dele aqui. Sabia a paixão que ele tinha por este espaço, a união e a ligação tão forte que ele tinha com o irmão Adriano. Para mim, chegar aqui e ver isto desta forma é muito gratificante”
Paulo Duarte, filho de Manuel Duarte, um dos fundadores do Brasão Azeméis
“É um espaço que nos dignifica e que vai trazer a Oliveira de Azeméis muito mais do que um simples espaço de refeições: é uma casa em que nos dá prazer estar. Para o grupo Pinheiro Frio estar numa casa como esta, uma casa de referência dos irmãos Duarte, é um orgulho”
Sérgio Cardoso, sócio gerente da PinheiroFrio - Equipamento Hoteleiro e Ar Condicionado
“Estes irmãos trabalham dia e noite, dedicam-se a isto com um grande esforço e grande sacrifício. Tudo isto acontece por força de trabalho. Eles são pessoas que nem sequer são naturais de Oliveira de Azeméis, mas que vieram para cá, amaram a terra, foram bem recebidos e fizeram coisas boas. Este tipo de empreendedores são fundamentais”
Eduardo Costa, diretor do Correio de Azeméis