19 Jan 2026
Ricardo Praça da Costa em entrevista à Azeméis TV
Ricardo Praça de Costa, representante local de Jorge Pinto em Oliveira de Azeméis, destaca a vitória política do LIVRE ao introduzir temas fundamentais no debate e denuncia episódios de violência no dia eleitoral.
Em entrevista à Azeméis TV, o representante local da candidatura de Jorge Pinto fez um balanço positivo da prestação do candidato mais jovem destas presidenciais, apesar de reconhecer o impacto do voto útil na contagem final. Praça de Costa aproveitou a ocasião para relatar irregularidades na colocação de propaganda eleitoral junto aos locais de voto e condenou veementemente as agressões físicas ocorridas na Escola Soares Basto, apelando a um maior civismo e fiscalização em futuros atos eleitorais.
Marcar a agenda nacional
"Ele pôs as pessoas a falarem de temas importantíssimos e os outros candidatos a terem que tomar decisões e assumir responsabilidades perante uma série de questões. Independentemente do resultado, a presença do Jorge Pinto foi uma vitória, porque ele conseguiu colocar temas na agenda política, que era o seu objetivo."
Estigma e voto útil
"As filosofias de esquerda hoje em dia são vistas como um inimigo do cidadão comum, quando na verdade trouxeram a educação e a saúde pública gratuita. Muitas pessoas que acreditam e apoiam o Jorge não votaram nele com medo do que aconteceria com uma vitória do lado da direita, verificando-se claramente um voto útil no António José Seguro."
Violência gratuita e ilegalidades
"Em dia de eleições é proibida qualquer tipo de campanha num raio de 500 metros, mas hoje vi rotundas cheias de bandeirinhas que não deveriam lá estar. O mundo está louco quando um indivíduo perde a cabeça e sujeita-se a pôr em causa a integridade física de outro ser humano por causa de uma bandeira, gerando um cenário horrível de violência gratuita."