10 Apr 2024
No âmbito do programa RYLA
Ao longo do fim de semana, cerca de 14 jovens de vários pontos do país estiveram em Oliveira de Azeméis a participar no programa RYLA promovido pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis.
Esta é uma atividade que tem como objetivo atrair jovens para o movimento rotário e ao mesmo tempo, os mesmos, ficam a conhecer as tradições e a história do território onde estão e recebem formação.
O RYLA é ainda “um prémio de liderança juvenil, onde nós fazemos com que os jovens adquiram competências na área da cidadania, do desenvolvimento social e da liderança”, começou por explicar Luís Bastos, em declarações à Azeméis TV/FM.
Durante a sua estadia no concelho, estes jovens visitaram a empresa Simoldes, receberam uma formação para o avanço da cidadania na Escola Superior de Aveiro Norte, provaram as Papas de São Miguel na confraria, em São Roque, visitaram o Parque da La Salette e aprenderam a arte de moldar o vidro no Centro Interpretativo do Vidro. “Todos estes passos é uma forma de mostrar aos jovens o que é o concelho de Oliveira de Azeméis e os jovens levam daqui sabedoria que podem implementar nas suas vidas futuras”, prosseguiu Luís Bastos.
O jantar de encerramento desta atividade decorreu na Confraria das Papas de São Miguel, em São Roque, com a entrega de diplomas de participação a todos os jovens que participaram neste programa e nas diferentes formações.
“O RYLA é um programa que o rotary tem vocacionado para os jovens em que tentamos dotar os jovens de mais competências e com novas ferramentas.”
Duarte Besteiro, Governador do Distrito 1970
“Os programas de liderança são o objetivo do Rotaract é isso mesmo que nós somos, são uma escola de líderes. Jovens que fazem a diferença nas suas comunidades.”
Pedro Summavielle, representante do Rotaract do Distrito 1970