Rotary deu primeiro passo para ‘Renascer Azeméis’

Freguesias Concelho

Conferência trouxe a Oliveira de Azeméis pessoas com experiência no ordenamento territorial, na floresta, na proteção civil e em cidadania.

> Projeto foi apresentado em dezembro

Depois de ter sido apresentado em dezembro, o projeto Renascer Azeméis - Educar e Reflorestar, teve o seu primeiro ato, na Escola Secundária Ferreira de Castro, com uma conferência que trouxe a Oliveira de Azeméis pessoas com experiência no ordenamento territorial, na floresta, na proteção civil e em cidadania.

Pelo palco passaram Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e do Ordenamento do Território, João Dias Coelho, um dos fundadores do GEOTA, Hélder Berenger, do Agora Aveiro, Artur Teixeira, diretor do curso de Proteção Civil e Coordenador na Proteção Civil de Gondomar, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas.

“Quando em dezembro anunciamos este projeto, afirmamos com toda a convicção que um dos primeiros passos seria realizar esta conferência, na esperança viva que este projeto tem um início, mas não tem um fim. Estes painéis de oradores, pela sua sapiência na área florestal, no ordenamento do território, na cidadania e na política, responsabiliza-nos ainda mais para o trabalho futuro. (…) Hoje aqui, queremos inspirar a serem guardiões da floresta, a dar o exemplo e a plantar um futuro mais verde”
Anabela Gama, presidente do Rotary Club de O. de Azeméis

“Saúdo o Rotary Club de Oliveira de Azeméis por, em fevereiro, quando geralmente não se fala em incêndios nem da floresta, estarmos aqui a falar e a tentar ajudar a preparar o futuro. Quando falamos de floresta e de ordenamento de território, temos que falar todos em conjunto. Muitas vezes é mais fácil colocarmos esta responsabilidade nas câmaras ou no governo, mas só é possível nós ordenarmos a nossa floresta se todos nós, enquanto comunidade, estivermos disponíveis. (…) é imperativo que nós, de uma vez por todas, possamos dar as mãos nesta grande causa”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal


“Valorizar o património florestal é urgente. As florestas fornecem recursos essenciais para todos os seres vivos. Proporcionam também espaços de lazer, de conexão com a natureza. Tudo muito importante para o equilíbrio físico e mental de todos. É fundamental que todos percebam a sua importância, cuidando da floresta como um organismo vivo, promotor de interação entre todos os que nele habitam. Fazer renascer Azeméis é imperativo” 
Ilda Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Envelhecer com liberdade
22/04/2025
Cortejo Académico da Queima das Fitas 2025
21/04/2025
Estudantes regressaram com semana académica
21/04/2025
Derrota pode afundar ainda mais a Oliveirense
20/04/2025
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025