26 Apr 2025
A visita itinerante passou pelos locais públicos e edifícios onde foram dinamizadas atividades oposicionistas ao regime durante o Estado Novo, no concelho
O Café Lusitano, a Casa Hilário e o antigo Colégio de Oliveira de Azeméis foram alguns dos locais visitados durante o espetáculo itinerante, concebido com base no artigo da autoria de José Brandão, intitulado “Apontamentos sobre locais públicos de atividade oposicionista ao Estado Novo em Oliveira de Azeméis”. A atividade, inserida nas celebrações dos 51 anos do 25 de Abril, foi promovida e financiada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e operacionalizada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Com início no Jardim da Casa Bento Carqueja, a visita culminou com a reunião de todos os intervenientes e espectadores no Jardim Público da Praça José da Costa. Juntos, formaram um cordão humano e cantaram o tema 'Grândola, Vila Morena'. Em entrevista ao Correio de Azeméis, João Amorim, um dos atores responsáveis pela encenação do espetáculo e um dos responsáveis pela concepção do projeto, explicou que a visita foi estreada no ano passado, mas a organização sentiu que, dado o atual contexto político e social, teria uma importância redobrada trazer o projeto de novo para as ruas de Oliveira de Azeméis.
Também em entrevista à Azeméis TV/FM, o autor do artigo, José Brandão, reiterou que o roteiro é ilustrativo do dinamismo antifascista que existia em Oliveira de Azeméis durante o Estado Novo, sobretudo entre os anos de 1969 e 1974.