4 Aug 2023
Pinheiro da Bemposta Destaques
PETIÇÃO JÁ REUNIU MAIS DE 1200 ASSINATURAS
A população do Pinheiro da Bemposta não desiste da construção de uma rotunda no lugar do Cavaco e prova disso é o abaixo assinado em circulação que já reuniu mais de 1200 assinaturas. Em declarações à ‘Lusa’, fonte das Infraestruturas de Portugal aponta a “construção de duas rotundas” como solução.
Continua em circulação o abaixo assinado no qual a população de Pinheiro da Bemposta, com o apoio da sua junta de freguesia e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, reivindica a substituição dos semáforos localizados entre os quilómetros 257 e 258 do IC2, no lugar do Cavaco, por uma rotunda. O abaixo assinado já conta com mais de 1200 assinaturas, confirmou Susana Mortágua, presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, ao Correio de Azeméis. Continua, também, a existir um investidor privado interessado em financiar a construção da rotunda, o grupo Sonae que pretende a construção de um supermercado ‘Bom Dia’ naquela localização.
Questionada pela agência noticiosa Lusa, as Infraestruturas de Portugal afirmaram que “o sistema semafórico existente no cruzamento da EN1/IC2, ao quilómetro 257,730, garante os níveis de segurança rodoviária adequados à gestão do tráfego da intersecção”.
Quanto à rotunda as Infraestruturas de Portugal declararam, em resposta à Lusa, que “apenas poderia ser justificada no âmbito de um processo de integração urbana do troço da Estrada Nacional, que abrange também os cruzamentos aos quilómetros 258,200 e 259,300, de modo a implementar medidas de acalmia de tráfego e a redução efetiva das velocidades praticadas”.
A agência Lusa noticiou, ainda que “só após pedidos de esclarecimentos adicionais, fonte da IP indicou que, a substituírem-se os semáforos, a alternativa teria que passar não por uma, mas sim por “duas rotundas”, já que eventuais alterações na zona terão que ter em conta o efeito da mudança também nos outros cruzamentos da zona”.
Susana Mortágua, presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, em declarações ao Correio de Azeméis, esclareceu que “estamos na fase em que se reformula o projeto, entrega-se às Infraestruturas de Portugal, que depois não ajudam a encontrar a solução. Dão respostas muito vagas, parece que não lhes interessa”, informou afirmando estar a par dos emails trocados entre as ‘Infraestruturas’ e a câmara municipal.
Quanto aos semáforos, Susana Mortágua vincou que “dizem que os semáforos funcionam, mas no início do ano e no final do ano passado houve um período cerca de dois meses em que os semáforos não funcionaram. É recorrente estarem intermitentes”.
Quanto à possibilidade da construção de duas rotundas, Susana Mortágua disse aos microfones do Correio de Azeméis que “nós concordamos com isso, mas não deve ser uma justificação para se adiar a construção desta primeira rotunda [no Cavaco] ainda por cima havendo a possibilidade de esta ser construída por uma empresa privada. Já ficava resolvido.”