22 Jul 2024
S. Roque> Cerimónia de celebração dos 25 anos de geminação decorreu no domingo
A delegação de Sourzac, França, esteve em São Roque, para três dias de convívio e de partilha de culturas e saberes, que culminaram no final de tarde de domingo com as celebrações dos 25 anos de geminação entre S.Roque e Sourzac.
Com 25 anos de geminação, foram muitos os momentos de alegria e felicidade, nesta união entre ambas as “famílias”. Durante os três dias, as famílias de acolhimento de S.Roque receberam os franceses nas suas próprias casas.
A festa terminou com uma cerimónia onde foi descerrada uma placa comemorativa, no mesmo local onde há 25 anos se celebrou o início deste intercâmbio entre as duas vilas. A Banda de Música de Loureiro também esteve presente para o momento, interpretando os hinos nacionais de Portugal e de França.
Após a pequena cerimónia protocolar, todos se reuniram em confraternização num jantar que terminou com as habituais trocas de presentes entre entidades e os seus discursos. A noite finalizou com o cantar dos parabéns às bodas de prata deste ‘casamento’ entre S. Roque e Sourzac.
O início há 25 anos
Por intercâmbio de Manuel e António Resende, irmãos, estando Manuel a viver em S. Roque e António em Sourzac, foram eles os impulsionadores para que a 18 de julho de 1999 se firmasse este acordo entre as duas localidades.
“A ideia surgiu numa reunião na altura do Rancho Folclórico e Etnográfico d’ A Chama, quando eu ainda fazia parte da direção, e falei com a presidente da época, Fernanda Quintino. Ela abraçou o projeto e seguimos numa carrinha do Grupo Desportivo de S. Roque até França, foi aqui se iniciou a geminação”, contou Manuel Resende, durante a sua intervenção.
Tendo sido ‘A Chama’ a progenitora desta geminação, conforme classificou Fernando Pires, primeiro presidente do Comité de Geminação de S. Roque durante mais de 20 anos, “a junta de freguesia é o sangue e o oxigénio que a alimenta e dá razão à sua existência, sendo a câmara municipal sua cúmplice porque a apadrinhou carinhosamente, como só um bom padrinho sabe realmente fazer. Se tudo isto fosse pouco para justificar a essência desta geminação, e não o é, temos depois o Comité que sendo a sua alma lhe dá vida e a faz gravitar em torno das comunidades de São Roque e de Sourzac”, afirmou.
O acordo foi assim assinado na época por Amaro Simões, sendo presidente da Junta de Freguesia de S. Roque; Fernanda Quintino, sendo presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico d’ A Chama; Sérge Clament, como presidente de Sourzac; e Joel Clament, na altura presidente do Comité de Geminação de Sourzac, a 18 de julho de 1999 no salão paroquial de S. Roque.
“É para mim uma honra sentir que os meus companheiros deste comité confiaram em mim ao elegerem-me como seu líder. Consciente do trabalho que me espera e da responsabilidade que daí resultará. Estou certo que saberei dignificar o legado dos meus antecessores, dando continuidade a este projeto e reforçando o elo que a todos nos une. Espero que tenham vivido estes dias com alegria e satisfação e que levem de São Roque a melhor recordação.”
Dionísio Xará, presidente do Comité de Geminação de S. Roque
“A comemoração das bodas de prata de uma qualquer organização que promove a cultura e o concelho é, com toda a certeza, motivo de orgulho para os representantes autárquicos que legitimamente nos representam, mas o ato solene registado em 18 de julho de 1999 no salão Paroquial de São Roque pelos senhores Amaro Simões e Sérge Clament transportou-nos desde logo para um comprometimento comum. (…). Estive mais de vinte anos a liderar este projeto e por isso tenho absoluta consciência dos muitos erros que cometi, como não sou ingrato quero apresentar aqui um pedido de desculpas. (…). A liderança deste Comité foi recentemente confiada ao meu grande amigo Dionísio Xará, homem dinâmico e perfeitamente capaz de lhe dar continuidade (…).”
Fernando Pires, antigo presidente do Comité de Geminação de S. Roque
“Queremos manifestar-vos a grande alegria do reencontro por estes 25 anos de troca e partilha de emoções entre as famílias de Sourzac e de São Roque. Não há como esconder, também, uma profunda tristeza por não vermos aqui alguns dos fundadores e promotores desta geminação entre as nossas duas comunidades. (…). Num tempo em que os egoísmos, nacionalismos e populismos se procuram afirmar e sustentar no medo, na diferença e na desconfiança, é saudável o esforço que as Comunidades de São Roque e Sourzac continuam a fazer para prosseguir este objetivo de amizade, solidariedade e fraternidade.”
Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal e presidente da junta de freguesia na época
“Manifesto-me orgulhosa pela existência desta geminação que de facto aproxima povos, que têm alma, partilham essa alma e uma amizade intensa, que a cada reencontro faz parecer que não houve distância e tempo que separou esses momentos de encontro. Deixar-vos uma palavra de agradecimento pela perseverança de manterem há 25 anos este trabalho de amizade, que de facto mais de mil km’s de distância pode parecer difícil de manter, mas os amores à distância podem valer e sobreviver no tempo.”
Inês Lamego, vereadora da câmara municipal
“Como presidente da Junta de Freguesia de São Roque, sinto-me imensamente privilegiado por poder partilhar estes momentos convosco. Esta Geminação São Roque/Sourzac conta já com uma rica história, construída com o trabalho árduo e a dedicação de homens e mulheres que, com a sua de amizade, solidariedade, fraternidade e esforço, moldaram a comunidade vibrante e unida que temos hoje. Este fim de semana foi o exemplo perfeito disso.”
Vitor Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S.Roque
“É com grande prazer que nos encontramos hoje entre vocês, depois destes poucos anos sem nos vermos por causa do COVID em particular. Isso não significa que nos esquecemos de nós mesmos. Já se passaram 25 anos desde que foi assinado o foral entre os nossos dois municípios, em 18 de julho de 1999, e desde o início foram forjados laços muito fortes que permitiram dar continuidade a esta grande e sólida amizade entre S. Roque e Sourzac.”
Stéphanie Mathieu, presidente do Comité de Geminação de Sourzac
“É uma alegria imensa estar hoje convosco para comemorar os 25 anos da nossa geminação. Um casamento de 25 anos representam as bodas de prata, um metal precioso, tão precioso quanto os laços que nos unem. A geminação existe para fortalecer uma amizade. Uma amizade que permite partilhar as tradições da nossa cultura, respeitando-as. Esta é a própria essência da geminação: reforçar as amizades entre as pessoas na Europa e no mundo.”
Philippe Perlumière, presidente de Sourzac