Santuário de Nossa Senhora de La Salette nomeado igreja jubilar

Concelho

Para além de irem a Roma no âmbito das celebrações jubilares, 14 jovens já partiram para Taizé, França, para uma experiência de oração ecuménica durante oito dias

>Santuário oliveirense foi escolhido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda

No âmbito das celebrações do Jubileu de 2025, a festa religiosa que é celebrada a cada 25 anos pelo Vaticano, o Santuário de Nossa Senhora de La Salette foi decretado como uma das 109 igrejas jubilares, em Portugal.

Das 19 paróquias existentes em São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, a igreja jubilar escolhida por D. Manuel Lima para representar a respetiva Vigararia foi a de La Salette. “Por essa razão, temos o pórtico na entrada, porque é lá que o cristão católico deve fazer uma peregrinação e, de alguma maneira, reconciliar-se, rezar mais e pedir a indulgência”, explica o Padre José Manuel Lima, da Paróquia de Oliveira de Azeméis, em entrevista ao Correio de Azeméis.
O Jubileu teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e irá terminar a 6 de janeiro de 2026. Este ano jubilar foi decretado pelo Papa Francisco como ‘Peregrinos da Esperança’ e cerca de 170 oliveirenses vão partir para as celebrações jubilares, em Roma, em diversos momentos.
“Começamos em abril, com cerca de 45 adolescentes e, em junho, irão as famílias, entre 50 a 60 pessoas. Em agosto, irão cerca de vinte jovens, com a Paróquia de Santiago de Riba-Ul e depois, em novembro, os coros, com cerca de 35 pessoas”, dá conta o padre da Paróquia de Oliveira de Azeméis.
Para além de Roma, os fiéis oliveirenses vão também a França. No passado dia 12 de abril, um grupo de 18 pessoas da Paróquia de Oliveira de Azeméis (14 jovens e os seus animadores) partiu para Taizé para fazer uma experiência de oração ecuménica durante oito dias. “O objetivo é rezar pela paz e unirem-se a outras religiões cristãs”, explica o Padre José Manuel. 
A experiência vai contar com orações através de cânticos e as meditações bíblicas são sugeridas como meio de procura de Deus no silêncio e na oração.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Avaliação de desempenho dos funcionários municipais: Oposição denuncia "ilegalidade" e Executivo aponta o dedo a um sistema "arcaico"
4/02/2026
Ricardo Geitoeira já treinou esta manhã a Oliveirense
4/02/2026
3º Circuito de Caminhadas em Cesar
4/02/2026
400 mil euros vão ser investidos na requalificação do edifício
4/02/2026
Zé Malhoa e Zé Amaro encheram recinto
4/02/2026
‘Cravos' e 'Padeirinhas’ mantêm vivas as tradições
4/02/2026
‘As Padeirinhas de Ul’ apresentaram a sua equipa de ciclismo para esta época
4/02/2026
105 anos de vida, amor e resistência
4/02/2026