Serão 16 grupos e 20 carros alegóricos a desfilar na cidade

Destaques Concelho

Carnaval oliveirense de regresso às ruas da cidade no dia 21

No dia 21 de fevereiro, numa parceria entre a FAMOA (Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis) e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o Carnaval está de regresso às ruas de Oliveira de Azeméis. Nesse sentido, Francisco Silva, presidente da FAMOA, e, António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA, vieram aos estúdios da Azeméis TV/FM revelar todos os pormenores do regresso da folia.

16 grupos e 20 carros alegóricos
“Quando começamos com as inscrições foi salutarmente interessante perceber que houve logo movimentação e resposta por parte de todas as associações. O que nos leva aqui a um número interessante de 16 grupos participantes do concelho, que representam freguesias como Cucujães, Pinheiro da Bemposta, Loureiro e Pindelo. Vai totalizar 20 carros alegóricos.”  

O percurso do Carnaval 
“O trajeto ficou definido, com as diversas entidades, como mais enquadrado com os cortes de trânsito, pela fluidez de trânsito na cidade, o facto de o público chegar com alguma facilidade, a organização entrar sem nenhum transtorno. O percurso inicia na Rua Luís de Camões, junto à rotunda do Rainha, segue pela Avenida Aníbal Beleza, em direção à rotunda dos rotários, vira à esquerda para a rua Manuel Brandão, em direção à associação comercial, passa a Avenida Cesar Pinho, e vira à esquerda para percorrer toda a Avenida Dr. António José de Almeida, terminando com a tribuna, onde estão presentes todas as entidades.”
Francisco Silva, 
presidente da FAMOA

Como se iniciou a tradição do Carnaval
“Em reunião com a câmara depois da fundação da FAMOA em 2001, sempre em parceria com a câmara, pensou-se em alargar o corso do Carnaval oliveirense. Em concordância com as associações deu-se as géneses do que é o hoje o Carnaval em Oliveira de Azeméis.”
António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA

Um Carnaval com uma grande diversidade
“Nós sabemos que em grande parte das freguesias acontecem diferentes desfiles de Carnaval, na maior parte das situações, também dinamizados pelas associações. Naturalmente, que o desfile do Carnaval oliveirense traz de forma livre e ampla com um convite extensivo a todas as associações do concelho de Oliveira de Azeméis, a possibilidade de virem desfilar na cidade e fazer um corso onde é possível mostrar o que acontece nas freguesias. A súmula desses carnavais é o que acontece em Oliveira de Azeméis. A amplitude da abordagem que é dada ao Carnaval neste corso, é um movimento do povo para o povo, tem esta diversidade do espírito criativo e trapalhão, a parte da sátira.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior
24/06/2024
NAC é vice-campeão absolutos por equipas
24/06/2024
NAC volta à final da 3ª Divisão Nacional
24/06/2024
Faleceu o 'nosso' André, uma glória da Oliveirense
24/06/2024
Macieirense venceu a fase de grupos
24/06/2024
Mundialito Cesaz “promete agitar” a região
24/06/2024
Carlos Teixeira confirma candidatura a presidente da Oliveirense
24/06/2024
Sara Almeida poderá ser a primeira mulher vice-presidente da UDO
24/06/2024