Simoldes na vanguarda do futuro

Destaques Concelho

A também empresa oliveirense Schmidt Light Metal fez parte do projeto

As conclusões do projeto ‘PAC – Portugal Auto Cluster for the future’, onde foi projetado o novo carro do futuro, promovido pela MOBINOV – Cluster Automóvel de Portugal, foram apresentadas na passada sexta-feira nas instalações do Grupo Simoldes, que fez parte das entidades que colaboraram no projeto e foi a empresa líder do mesmo. O evento contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Conforme referiu o presidente da MOBINOV, Jorge Rosa, a Simoldes teve “um papel fundamental e determinante na coordenação da PAC.” Assim, a empresa oliveirense ajudou, nomeadamente, a conceber os interiores do carro, onde a tela que reveste os interiores do veículo futurista, foram uma das suas responsabilidades.
O carro do futuro andou pela primeira vez em Oliveira de Azeméis, e teve como seu primeiro passageiro o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Equipado com tecnologia de ponta, toda a sua estrutura, desde os principais mecanismos, até ao pormenor mais simples do interior e design do carro foram pensados ao pormenor. Foram 21 entidades (nove empresas industriais e 12 entidades do sistema científico e tecnológico), que trabalharam no projeto e teve um total de investimento de 8 milhões de euros elegíveis. 

“O objetivo estratégico deste esforço de investimento da Simoldes, devidamente articulado com os outros parceiros, será sempre o desenvolvimento de novos produtos e processos, para potenciar o desenvolvimento do seu negócio. (…) A Simoldes tem a intenção de continuar a apostar em outros projetos que deem continuidade ao agora apresentando, com o objetivo de potenciar a aplicação destas soluções na vida real, em benefício das pessoas, empresas e cidades.”
António da Silva Rodrigues, presidente do Grupo Simoldes

“A indústria está no cerne da criação. É por isso que o exemplo que temos aqui hoje com este grande projeto, é absolutamente folecra para o futuro. A indústria de componentes tem tido um papel fundamental. Vamos ter um pacote dedicado a estes grandes projetos, mobilizando aquilo que resta dos empréstimos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia. Da parte do governo estamos a fazer um esforço titânico para articular novas ferramentas e novos projetos para posicionar o país nesta transformação energética.”
António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar

“Tivemos a oportunidade de perceber que em resultado da conjugação de esforços, a indústria automóvel, mas também dos centros de inovação e desenvolvimento, foram apresentados um conjunto de projetos inovadores, direcionados para a indústria automóvel. Portanto, não é verdade que em Portugal não exista capacidade para inovar e desenvolver, temos é de fazer aquilo que por vezes é difícil. Pegar nas respostas que já existem e transformá-las numa rede, tal como aconteceu.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, ao Correio de Azeméis 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense em vantagem nos quartos de final
19/05/2024
Só um ‘milagre’ evita a descida do FC Cesarense
19/05/2024
SC Bustelo fica no Campeonato Sabseg
19/05/2024
Faleceu Norberto Martins
19/05/2024
Oliveirense despede-se com derrota diante o Leixões
19/05/2024
“Foi uma reconhecida benemérita da comunidade de Oliveira de Azemeis”
18/05/2024
Faleceu Aldina Valente
18/05/2024
Oliveirense vence o Póvoa e segue para as meias-finais
17/05/2024