Em
Correio de Azeméis

10 Jan 2023

Singela Homenagem ao Dr. Fernando de Oliveira e Silva

Samuel de Bastos Oliveira

Samuel de Bastos Oliveira *

Ao termos conhecimento da morte do Sr. Dr. Fernando de Oliveira e Silva a Casa-Museu lamenta a perda irreparável de um dos seus fundadores e sócio efetivo até ao presente.

Recordamos que o Dr. Fernando de Oliveira e Silva foi um dos oliveirenses que, convidados pelos doadores João Marques de Almeida Carvalho e seu amigo Constantino José de Carvalho, fundaram a Associação de Defesa e Conhecimento do Património Oliveirense, Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, a saber: Doutor Manuel da Silva Pinho e Drs. Fernando de Oliveira e Silva, Abílio Manuel Soares dos Santos Bodas, Eugénio Marques Ferreira Alegria, Joaquim Tavares de Matos, Padre José Resende Silva Leite, José Ferreira Pinho e Ramiro Marques Ferreira Alegria.
Os primeiros corpos sociais da Casa-Museu eleitos em 1985, tiveram como presidente do Conselho Fiscal o Dr. Fernando de Oliveira e Silva, enquanto o Dr. Joaquim Tavares de Matos e o Dr. Albertino Alves Pardinhas foram respetivamente presidente da Assembleia Geral e da Direção.
Na reunião da Direção da Casa-Museu, realizada no dia 13 de dezembro, foi recordado com respeito e saudade o falecido Dr. Fernando de Oliveira e Silva por tudo quanto fez como fundador da Casa-Museu e como sócio muito afeto à instituição com a qual manteve uma ligação muito estreita e foi aprovado por unanimidade um voto de pesar pela perda irreparável deste dirigente dos mais prestigiados da Instituição e de sentidas condolências à família enlutada.
* Presidente da Direção da Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense vence Sporting com remontada
23/01/2026
Kotaro Nagata regressa à Oliveirense
22/01/2026
E antes do adeus?
22/01/2026
Politicamente (in)correto
22/01/2026
Pensar o futuro
22/01/2026
Contra- ditório
22/01/2026
Visão de Futuro
22/01/2026
Oposição não rejeita compra do Antigo Liceu de Oliveira de Azeméis mas questiona finalidade: “Estamos a investir largos milhões sem saber para quê”
21/01/2026