Situação financeira “não é maravilhosa”
Concelho
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, anunciou que, no dia 24 de agosto, foi concluído o plano de saneamento financeiro, resultante da contratação de um empréstimo para resolver problemas de médio e longo prazo. No total, o município liquidou 11 de 32,5 milhões de euros nos últimos três anos.
Desde 2008 que a autarquia oliveirense está sujeita a um plano financeiro de 34 milhões de euros, dos quais foram utilizados 32,5 milhões de euros e, ao longo dos últimos 12 anos, o município teve de liquidar este valor. Nos três últimos anos foram liquidados cerca de 11 milhões de euros. “Temos de manter o mesmo registo que temos até agora; uma boa gestão com os recursos que são disponibilizados pelos contribuintes”, descreveu Joaquim Jorge. “Queremos que esta Câmara seja um bom exemplo para todos e, apesar de termos pago, temos de manter a nossa gestão”, reforçou.
José Campos, do PSD, lembrou que Oliveira de Azeméis tem necessidades de investimento muito fortes que têm sido adiadas, o que tem acontecido também “nos últimos três anos”. “Estando a situação de Oliveira de Azeméis estável já há bastante tempo, não conseguimos perceber como é que os investimentos têm sido tão poucos”, considerou José Campos. “Não tenho dúvidas de que a gestão de rigor do ponto de vista financeiro há de continuar a ser uma premissa da parte deste executivo, mas parece-nos que o nível de investimento para 2021 vai ser muito superior aos últimos anos”, acrescentou.
O presidente da edilidade afirmou que a situação financeira “não é maravilhosa” e exemplificou que, em 2017, a dívida correspondia a mais de 18 milhões de euros. “Até essa altura, não havia necessidades de investimento e é bom ouvir dizer que há necessidades”, comentou Joaquim Jorge. “Dezoito milhões de euros em dívida é uma situação que resulta em inúmeras fragilidades no nosso concelho e, por isso, vamos gastar dinheiro de forma eficiente e cuidada em 2021”, assegurou.
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