Em
Correio de Azeméis

8 Apr 2024

SNS: Esperava pior

Bilhete Postal

> Bilhete Postal

Uma tosse que ja me afetava há alguns dias e tirava o sono levou-me a fazer uma experiência com o nosso Serviço Nacional de Saúde. Cumpri as recomendações do novo plano para diminuir a pressão nas urgências hospitalares “Ligue antes salve vidas”. Liguei para o SNS 24. Cerca de uma hora em espera! Atendeu-me finalmente uma enfermeira. Diligente, profissional, atenciosa. Fez a triagem e reencaminhou a chamada para um profissional para marcar uma consulta no centro de saúde. Tinha horário disponível para o dia seguinte. Nesse dia eu não tinha possibilidade.
Como a tosse era constante, fui ao hospital para uma consulta de urgência. A rececionista deu-me pulseira verde. Cerca de quatro horas depois desisti. Era elevado o número de pacientes com pulseiras de maior urgência.
Dirigi-me à urgência de um hospital privado. Fui atendido cerca de cinco minutos após a chegada. A médica, simpática e boa profissional, analisou os pulmões, confirmou que não era grave e prescreveu a receita.
Não conclui que o SNS funcionou mal. Se tiver em conta as constantes críticas altamente negativas estava à espera de bem pior. 
Demoraram tempo excessivo a atender a chamada? Sim.
Evitar que os cidadãos entupam as urgências dos hospitais com uma triagem por telefone parece boa ideia. Mas, para resultar é preciso investir para um atendimento em tempo razoável.  
         
Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Coletividades estiveram em festa
15/07/2025
Elisabete Rodrigues Tavares é a nova diretora do AE Ferreira de Castro
15/07/2025
Mais bens essenciais e menos especulação imobiliária
15/07/2025
CDU quer questionar o Governo e exigir resolução rápida do problema
15/07/2025
Vítor Januário volta a ser candiato à Câmara Municipal
14/07/2025
Ana de Jesus revela equipa efetiva para as 'autárquicas'
14/07/2025
Cesarense Party promoveu a animação em Cesar
14/07/2025
Macieirense presente na Festa das Coletividades
14/07/2025