1 Jul 2024
Irá entrar em funcionamento no próximo dia 6
Elisabete Oliveira, instrutora e formadora de condução, apresenta o vídeo cast da Azeméis TV/FM ‘Sobre Rodas’. Neste programa, a instrutora falou sobre o novo radar no IC2, no troço que passa por Oliveira de Azeméis e que entra em funcionamento no próximo dia 06 de julho.
Que radar é este e como vai funcionar.
A ANSR colocará em funcionamento a partir do dia 6 de julho, 25 novos radares nas estradas portuguesas. Sendo que 11 deles serão de velocidade média e 14 de velocidade instantânea. No nosso IC2, estará então em funcionamento um radar de velocidade média, entre os quilómetros 264 e 266. Este radar fará o cálculo de velocidade média numa extensão de cerca de 2 km, sendo que a velocidade máxima permitida neste local é de 90 km por hora.
Como é feito o cálculo e onde estarão colocados.
Calculam desde de um ponto A a um ponto B e fazem-no mediante a distância e o tempo que o condutor leva a percorrer esse percurso. O radar estará em ambos os sentidos. O primeiro ponto do sentido sul-norte começa na curva antes do estádio da Oliverense e no sentido norte-sul, um pouco antes dos transportes Figueiredo.
Mais radares a tomar nota.
No nosso distrito de Aveiro, temos também mais um radar colocado na A29, em Santa Maria da Feira – Espinho. É uma autoestrada que também já contempla alguns radares.
A importância dos radares.
Como é de conhecimento de toda a gente, o IC2 é uma das estradas portuguesas onde se registam mais acidentes rodoviários, principalmente na curva do estádio. De facto uma das maneiras de conseguirmos dissuadir os condutores de praticas de velocidade que não sejam adequadas é o controlo de velocidade por radares.