Somos Advogados Oliveirenses

Tribuna da Delegação

João Paulo Silva*

A Delegação de Oliveira de Azeméis da Ordem dos Advogados, tomou posse no passado dia 05 de dezembro de 2022, totalmente renovada quanto aos elementos que a compõe, e quanto aos principais objetivos que visa atingir no triénio que se avizinha e se adivinha difícil e desafiante, para uma classe profissional que se tem deixado espezinhar, mas que também não se tem dado ao respeito, porque o tem permitido.

Há já alguns anos a esta parte que, apesar de ser acusada de corporativismo, a classe deixou de manifestar qualquer união, ética e respeito entre quem a compõe e passou a refletir alguma falta de valores que grassa por toda a sociedade.
O objetivo principal a que nos propomos, não pode deixar de ser o de restituir alguns desses valores de classe, de respeito e união entre colegas, nomeadamente entre colegas do concelho, que passados os circunstancialismos do isolamento a que fomos obrigados pela pandemia de Covid19, estão juntos diariamente e que, por isso, devem manifestar uma ética profissional que os distinga dos colegas que todos conhecemos, que por infelicidade, não tiveram formadores capazes de lhes transmitir, a força da união e do respeito, por esta nossa família.
Não será culpa apenas dos mais novos, que têm de procurar singrar numa profissão cada vez mais difícil, mas também dos mais velhos que não conseguiram ou não souberam transmitir-lhes, que não é de um dia para o outro, que conseguirão uma posição de destaque na classe profissional.
A honestidade, a ética e os valores morais, o respeito entre colegas, são o pilar fundamental, onde assentam os alicerces sobre o qual se irá erguer o edifício que é o saber.
O saber é importante, mas se desacompanhado dos restantes valores que refiro, pouco vale.
Muitos são os que, se desinteressaram há já muito tempo, dos colegas, do espírito de classe e dos valores do relacionamento.
São também esses que temos de convocar para virem ter connosco, para se juntarem a nós, para partilharem ideias, para à boa maneira da faculdade, discutirem temas do nosso direito tão complexo e a mudar todos os dias, até quem sabe, em jeito tertuliano.
É este espírito de mudar este estado de coisas que nos move enquanto representantes dos advogados oliveirenses.
A tarefa não é fácil, mas esperamos que com alguns pequenos incentivos, possamos dar passos no caminho certo, que é o caminho do respeito, da solidariedade e da entreajuda. Vamos preocupar-nos mais, uns com os outros e assim conseguir a união que está a faltar à classe. 
Vamos dizer a todos que somos advogados e oliveirenses.
* Presidente da Delegação de Oliveira de Azeméis da Ordem dos Advogados
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024