“Sonho? Ter todos os escalões nos Nacionais”

Destaques Concelho

Nelson Pinho, coordenador da formação da Oliveirense

Nelson Pinho está há sete anos a dirigir a formação do futebol da Oliveirense, que conta com cerca de 400 jogadores, e reconhece que o seu sonho está cada vez mais perto: ter todos os escalões nos campeonatos nacionais. O coordenador do futebol unionista esteve no programa Desporto em Análise, da Azeméis TV/FM, em entrevista com Hermínio Loureiro.

Formação cada vez com mais jogadores

Deve-se ao trabalho que toda a equipa está a fazer ao longo dos últimos anos. Provavelmente não temos capacidade para receber mais atletas. Estamos perto do nosso limite. Nunca foi um objetivo primordial atingirmos este número de atletas (400). Queremos continuar a apresentar um trabalho de qualidade a todos os nossos jovens. Temos tido uma procura muito grande. Nos escalões de base aceitamos qualquer criança que queira praticar futebol. A partir dos sub 15, onde o rendimento já começa a ter preponderância, já temos que ser muito criteriosos nas escolhas que fazemos. Encaminhamos jogadores para clubes próximos de nós, porque não conseguimos satisfazer todos os pedidos e não podemos ter plantéis com número elevado de atletas.

Todos os escalões nos Nacionais

Estamos cada vez mais perto de atingir esse sonho. O trabalho na formação tem de ser visto a longo prazo. Esta direção tem dado estabilidade a quem trabalha na formação. Neste momento temos os sub-19 e sub-15 nos campeonatos nacionais e a disputar acessos à Fase de Subida. Os sub-17 estão no Distrital e o objetivo é fazer com que esta equipa atinja os Nacionais. A formação da Oliveirense, em termos competitivos, se calhar, vive o melhor momento dos últimos dez anos. Estamos com as equipas muito bem classificadas, mas ainda falta jogar mais de meia época. Temos melhores condições de trabalho. A direção quer melhorar as condições quer para os atletas quer para o público. Esperemos que assim continue, que haja ainda mais investimento para a formação porque, não tenho dúvidas, no futuro podemos recolher 'frutos' desse investimento.

Aposta no futebol feminino

Foi nossa ideia começar o futebol feminino pela base. Cada vez temos mais meninas a aparecerem nos traquinas e nos benjamins. Formámos equipa de benjamins e a nossa ideia é levar essa equipa até seniores. Penso que é a forma mais correta de trabalhar. As meninas que queiram experimentar podem aparecer no centro de formação.

Jogadores na equipa sénior

Se não acreditasse nisso não faria sentido o nosso trabalho e um dos nossos objetivos na formação é ver os nossos jovens chegar à nossa equipa principal. Atualmente temos sempre quatro jogadores a treinar com a nossa equipa principal. O Francisco Brandão até já fez alguns jogos esta época pelos seniores e esperemos que surjam mais casos desses.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense obrigada a vencer o segundo jogo em casa
18/05/2025
Resultados desportivos de sábado, 17 de maio
17/05/2025
Oliveirense perde e confirma descida à Liga 3
17/05/2025
Já abriu o Mercado à Moda Antiga, em Oliveira de Azeméis
17/05/2025
ADRITEM marca presença em Cimeira no Brasil
16/05/2025
Oliveira de Azeméis é cidade há 41 anos
16/05/2025
Triciclos à moda antiga vão ser um dos destaques deste ano
16/05/2025
‘Fazenda dos Animais’ é um dos destaques programados este ano
16/05/2025