26 Feb 2024
Tânia Silva é a presidente do Núcleo de Camionistas
Tânia Silva, recentemente eleita presidente do Núcleo de Camionistas de Terras de La Salette foi a convidada do programa d’ As Nossas Coletividades’. Neste sentido, a mesma veio falar da sua experiência como presidente, entre outros assuntos, ela que foi a primeira mulher a liderar uma associação de camiões a nível nacional.
Início da Presidência
“No mundo dos camiões é sempre um desafio assumir uma associação. É um desafio constante e diário, mas são desafios destes que impulsionam efetivamente a vida e o projeto de vida de todos nós. o núcleo de camionistas vive uma era de transição vocacionada muito para o futuro. Representar esta associação é uma honra, ando cá há muitos anos e para mim o núcleo de camionistas está-me no sangue. Eu costumo dizer, não sou camionista. Sou filha de um camionista. Sei as vivências dos camiões, converso muito com quem anda na estrada diariamente e para mim é uma honra estar à frente desta associação que é a mais antiga do país.”
Preconceito na profissão
“Se calhar para a geração mais antiga. Para a geração da minha idade, já não há. Graças a Deus temos muitas mulheres na estrada que estão a dar o exemplo diário, que são tão ou mais capazes do que o homem para fazer o serviço com volante às mãos de um camião, isso para mim enquanto mulher e acima de tudo, enquanto presidente de uma associação que antigamente era para homens, é fantástico. Fico muito contente por ver mulheres a conduzir um volante e ver meninas, que no futuro serão mulheres, com esta paixão dos camiões.”
25 anos do núcleo
“Nós temos um grande sonho que é com 25 anos conseguirmos comprar a casa onde estamos, ali ao lado de IC2. Estamos num sítio fantástico para esta classe profissional e queremos transformar no futuro, numa sede. Até ao final do ano, tentarmos arranjar formas de comprar a casa, vamos trabalhar para isso. Um dos nossos grandes sonhos é chegarmos ao final do ano e estarmos a dar o primeiro passo para a aquisição de uma sede que no futuro será a nossa.”
Festa do Camião
“Já está programado a Festa do Camião por acaso. O dia grande será 27 de Julho, com o desfile, mas teremos sempre ali o fim de semana de festa. Nós gostaríamos de voltar a fazer na zona que tão bem nos acolhe, que é a Zona Industrial de Loureiro, que é uma zona com muito potencial. É uma zona que nos faz muito sentido e vamos trabalhar para efetivamente apresentar esse projeto à Câmara Municipal, não queremos sair do concelho.”