27 Jan 2025
No registo fotográfico do ano de 1968 é possível ver o andor de S. Brás em procissão solene
> 31 de janeiro a 03 de fevereiro Ul volta a viver a tradição secular
Nos próximos dias 31 de janeiro, 01, 02 e 03 de fevereiro a freguesia de Ul volta a viver a tradição das Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias e São Brás. Uma das festas mais antigas do concelho e que este ano prometem agitar Ul com o cartaz recheado de animação com dois grandes cabeça de cartaz, Quim Barreiros e Augusto Canário. Sendo ainda dois pontos altos as celebrações religiosas no dia 02 de fevereiro, domingo, pelas 10h, com Missa Solene seguida da Procissão em Honra de Nossa Senhora das Candeias e no dia seguinte, segunda-feira, 03 de fevereiro, também pelas 10h00, está agendada a Missa Solene seguida da Procissão em Honra de São Brás.
A tradição Sra. das Candeias
A Igreja comemora a 02 de fevereiro a festa da Candelária, conhecida pelos devotos fiéis como Senhora das Candeias. Festa em que se celebra o ato da purificação da Virgem Maria depois da apresentação do menino no templo. A designação de Candelária, ou, de Senhora das Candeias, resulta do facto da antiga prática, hoje quase extinta, de benzer e acender neste dia muitas velas e candeias que seguiam depois em procissão pela igreja, pelos claustros e pelos adros. momento solene que simboliza a proclamação de Jesus como verdadeira e única luz do mundo.
A tradição S. Brás
Já o dia 03 é dedicado ao São Brás, bispo e mártir nascido na Arménia, junto ao Mar Negro. Advogado da garganta, refere a tradição que, seguindo São Brás em viagem, apareceu-lhe em desespero uma mãe que via o filho já em agonia, porque teria atravessado uma espinha na garganta. Comovido, o bispo São Brás ergueu uma prece aos céus rogando a saúde do menino. Mal o santo terminou a súplica, a criança tossiu e a espinha saltou. Todos os anos são dezenas, se não centenas, de fiéis que fazem promessas a este santo em relação a doenças na garganta.
Jovens entusiastas
Recentemente em entrevista à Azeméis TV/FM, Ricardo Choupeiro, Rui Costa e Bruno Gonçalves, jovens membros da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias e de S. Brás revelaram que depois “da realização das festas do ano passado, houve um feedback bastante positivo do nosso trabalho”, assim, decidiram “voltar a fazer a festa, com mais tempo, mais preparação, com diferentes iniciativas para a angariação de fundos e sim, conseguimos elevar a fasquia. Estamos contentes por todas as pessoas estarem contentes por mantermos a tradição, fazermos jus àquilo que são as Festas em Honra da Nossa Senhora das Candeias e de S. Brás, que já têm muitos anos”, referiram.
Na foto da esq.ª para a dirt.ª João Pinto, Rui Costa, Bruno Gonçalves, José Silva e Ricardo Choupeiro, elementos da comissão de festas