No 118º aniversário da corporação dos Bombeiros Voluntários de oliveira de Azeméis
Em dia de celebração do seu 118º aniversário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis recebeu duas novas viaturas de forma benemérita. A vila de São Roque comparticipou parte de uma nova ambulância, enquanto que a família Rodrigues (Simoldes) ofereceu um veículo urbano de combate a incêndios.
Sábado, dia 29 de junho, foi dia de celebrar o 118º aniversário da corporação de bombeiros de Oliveira de Azeméis. Para além do batismo das duas novas viaturas, o dia ficou marcado pela condecoração e promoção de bombeiros e pela sessão solene. Um dos momentos mais emotivos desta sessão aconteceu quando Rui Luzes Cabral, vice presidente da câmara municipal, lembrou Maria Aldina Fernandes Valente, da família Rodrigues, momento que mereceu uma ovação de todos os presentes. Eduardo Correia, vice presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses marcou presença na cerimónia e dirigindo-se ao vice presidente da câmara municipal enalteceu que “apoiar as associações humanitárias de bombeiros do seu concelho é sobretudo um ato de inteligência política, pois é a melhor forma de garantir um sono mais sossegado, sabendo que estes homens e mulheres com a farda de soldados da paz estão prontos a socorrer todos os que cá vivem, trabalham ou cá passam”. Também o comandante Jorge Coelho, vice presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro marcou presença e assinalou que “em boa verdade importa reconhecer que a CM de O. Azeméis apoia os seus bombeiros voluntários, mas também deve ser sensível às suas solicitações, desenvolvendo em paralelo um trabalho sustentado no tempo e que fortaleça a verdadeira proteção cível no âmbito municipal”.
“Todos temos de compreender que cabe a todos nós, em primeiro lugar, às instituições e depois à comunidade, ajudar os bombeiros de Oliveira de Azeméis a terem melhores instalações, viaturas mais bem preparadas, equipas motivadas e dirigentes sonhadores. A câmara municipal está aqui hoje, a comemorar, e estará nos restantes dias, dentro das suas possibilidades, para vos ajudar”.
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal
"É necessário e urgente valorizar e acarinhar o voluntariado, numa sociedade que se está a tornar cada vez menos solidária, menos disponível e menos humana."
Carlos Afonso, vice presidente da Assembleia Geral dos BV de Oliveira de Azeméis
“Desinteressadamente, protegemos tudo e todos. Bem sei que passam e vivem dias carregados de trabalho , de cansaço e de tantos perigos e riscos que vos tentam demover. Peço-vos que, pela causa que vos move, continuem a encarar qualquer adversidade como um novo desafio. É no auge do momento de maior dificuldade que vos reconhecemos coragem , abnegação e o vosso altruísmo”.
António Justino, comandante dos BV de Oliveira de Azeméis
“A importância dos bombeiros na nossa sociedade é algo que é indispensável, mas os nossos bombeiros e as suas famílias, de tanta generosidade, não estão sós, porque também fazem parte de uma comunidade generosa. Têm os nossos beneméritos, grupos de cidadãos, movimentos e outras associações que promovem a reciprocidade, o dar também de volta. São eles que, de certa forma, dão alento a uma realidade difícil onde o voluntariado está em risco”.
João Pinho, presidente dos BV de Oliveira de Azeméis
Sessão solene marcada por condecorações
Durante a cerimónia de celebração do 118º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, foram promovidos e condecorados vários bombeiros da corporação, sob proposta do seu comandante e direção. Vários elementos foram agraciados com as condecorações grau cobre, prata ou ouro “ pela prática de serviços distintos e que contribuíram com notável evidência para o engrandecimento e prestígio das instituições”, esclareceu Eduardo Correia, vice presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses aquando a entrega das insígnias.