Sucesso antes do trabalho

Opinião

> Ricardo Bastos

Já não é a primeira vez que escrevo a esta gente, sobre esta gente. Julgo que foi em 1999, quando, após 30 anos de inactividade, a Banda Filarmónica Cucujanense voltou ao ativo. Tive o privilégio de assistir ao primeiro concerto, à emoção e arrepio que foi ouvir o “El Condor Pasa”.
É desde então que, assentando alicerces numa indispensável escola de música com cerca de 70 alunos, a Banda tem vindo a ser farol e azimute para tantos e tantos adolescentes e jovens. Pessoas como Martinho Gomes, Aníbal Oliveira, Nuno Neves, Júlio Almeida e tantos outros que apoiaram e incentivaram devem ficar com os nomes escritos em pedra para que o tempo jamais os apague.
Os anos passam, as pessoas passam mas a Banda, e posso dizer mesmo, as Bandas, continuam ali a desempenhar o seu papel fundamental de formação de pessoas e públicos para todo o tipo de cultura e culturas.
Tenho acompanhado as enormes dificuldades que esta Banda de Cucujães tem passado para se manter à tona deste nível exigente que são os tempos modernos em que parece que só os fortes se conseguem manter.
As Bandas têm contrariado a ideia de que ninguém olha para o lado e só se pensa em si mesmo. Tive oportunidade de testemunhar e fazer disso eco - o quanto todas as Bandas do Concelho foram solidárias aquando do Encontro de Bandas de 2023 em que a Banda de Cucujães era a principal organizadora. Todas foram de uma entre-ajuda admirável e todas saíram dessa empreitada dignificadas.
Ao assistir ao concerto da Banda Filarmónica Cucujanense com a cantora Carla Maffioretti pensei em tudo isto por que a Banda tem passado, o quanto todos temos de apoiar pessoas como a sua Presidente, Maria Gomes, que literalmente “pegou o touro pelos cornos” e ao Maestro Pedro Andrade, filho da casa, pela coragem e resiliência demonstradas. Obrigado Cucujães pela lição que dão a todos quantos acham que só com as condições ideais se consegue fazer obra. Vós sois o exemplo vivo e experimentado de que apenas no dicionário o sucesso vem antes do trabalho.
Obrigado.
Estamos juntos.

 


Ricardo Bastos, Organizador das ‘Corridas Solidárias’

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025