Sucesso antes do trabalho

Opinião

> Ricardo Bastos

Já não é a primeira vez que escrevo a esta gente, sobre esta gente. Julgo que foi em 1999, quando, após 30 anos de inactividade, a Banda Filarmónica Cucujanense voltou ao ativo. Tive o privilégio de assistir ao primeiro concerto, à emoção e arrepio que foi ouvir o “El Condor Pasa”.
É desde então que, assentando alicerces numa indispensável escola de música com cerca de 70 alunos, a Banda tem vindo a ser farol e azimute para tantos e tantos adolescentes e jovens. Pessoas como Martinho Gomes, Aníbal Oliveira, Nuno Neves, Júlio Almeida e tantos outros que apoiaram e incentivaram devem ficar com os nomes escritos em pedra para que o tempo jamais os apague.
Os anos passam, as pessoas passam mas a Banda, e posso dizer mesmo, as Bandas, continuam ali a desempenhar o seu papel fundamental de formação de pessoas e públicos para todo o tipo de cultura e culturas.
Tenho acompanhado as enormes dificuldades que esta Banda de Cucujães tem passado para se manter à tona deste nível exigente que são os tempos modernos em que parece que só os fortes se conseguem manter.
As Bandas têm contrariado a ideia de que ninguém olha para o lado e só se pensa em si mesmo. Tive oportunidade de testemunhar e fazer disso eco - o quanto todas as Bandas do Concelho foram solidárias aquando do Encontro de Bandas de 2023 em que a Banda de Cucujães era a principal organizadora. Todas foram de uma entre-ajuda admirável e todas saíram dessa empreitada dignificadas.
Ao assistir ao concerto da Banda Filarmónica Cucujanense com a cantora Carla Maffioretti pensei em tudo isto por que a Banda tem passado, o quanto todos temos de apoiar pessoas como a sua Presidente, Maria Gomes, que literalmente “pegou o touro pelos cornos” e ao Maestro Pedro Andrade, filho da casa, pela coragem e resiliência demonstradas. Obrigado Cucujães pela lição que dão a todos quantos acham que só com as condições ideais se consegue fazer obra. Vós sois o exemplo vivo e experimentado de que apenas no dicionário o sucesso vem antes do trabalho.
Obrigado.
Estamos juntos.

 


Ricardo Bastos, Organizador das ‘Corridas Solidárias’

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026