9 Oct 2024
Peça foi a primeira peça do grupo loureirense
No passado dia 14 de setembro, o Teatro Amador de Loureiro (TAL) comemorou os 40 anos que pela primeira vez subiram ao palco, com a peça ‘Inspetor Geral’, que foi exatamente a mesma a peça com que se estrearam há 40 anos.
Evaristo Queirós, encenador e elemento da direção do TAL, em declarações ao Correio de Azeméis começou por referir que “faz mesmo 40 anos que nós subimos ao palco com esta mesma peça, o Inspetor-Geral. Não estamos nós a fazer, até porque um elemento nosso já partiu, e decidimos então, como sabíamos que tinha este grupo amigo que ia estrear esta peça, falamos com eles para eles virem aqui nesta data”.
Com 41 anos desde da sua fundação, o encenador faz um balanço “positivo” dos 41 anos. “É sempre positivo, até porque estamos vivos. Vivos, como associação, e nós também, claro. E é positivo porque houve momentos muito bons. O TAL já teve projetos muito bons, foi muito acarinhado, quer aqui em Portugal, quer no estrangeiro. E continuamos a trabalhar para isso”, afirmou Evaristo ao Correio de Azeméis.
Apesar disso, Evaristo Queirós considera que hoje em dia é “muito difícil manter um público. Temos um público fiel, mas é 40/50 pessoas, porque a juventude está agarrada às tecnologias, fica em casa e não vai para lado nenhum. Até mesmo para arranjar elementos novos para o teatro é muito difícil”, referiu ao Correio de Azeméis.