Em
Correio de Azeméis

14 Nov 2023

Também há bons exemplos

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Há cada vez mais cidadãos descrentes na democracia. Quase a completar meio século do 25 de abril o regime democrático nunca esteve tão longe do ideal que foi prometido.

A frustração é grande e com ela cresce o abstencionismo e os radicalismos. As pessoas deixam de ver diferenças e acham que todos os políticos são iguais. Esse crescimento da desilusão no sistema democrático é muito perigoso. Mas, o facto é que tem crescido. Culpa de quem? De todos os que são eleitos para exercer o poder. Os corruptos são os únicos culpados? Não! Os que se mantém longe da corrupção são igualmente culpados. Porque não acautelam a erradicação da corrupção. Admitem conviver com corruptos.
Será que se perdeu o respeito pelo secular princípio de que à mulher de César não basta ser séria, também tem de parecer? Ninguém deve estar agarrado ao poder ao ponto de querer manter o cargo se não estiver acima de qualquer suspeita. Fundada ou não! Não é bom para o próprio. E para o país muito menos.
Há que ser justo e dizer que muitos políticos têm tido atitude elogiável. Confrontados com suspeição, gerada por forças policiais ou judiciais, demitem-se. Estes, amanhã, se saírem do desconforto da desconfiança podem retomar a vida política. Provavelmente com maior sucesso. A recuperação da confiança na democracia exige este comportamento! Nisto sim, temos de ser muito exigentes. Afinal, é o povo quem mais ordena.
* jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Prémio Municipal Cidadania 2025
26/01/2026
1º Passeio TT, Festas de S. Luís – Figueiredo
26/01/2026
Noite das Sopa, ‘BigBang Dance’
26/01/2026
Festa da Paz, CARA
26/01/2026
Associação desportiva ‘Don’t Be Late’
26/01/2026
Incêndio destrói anexo de casa devoluta
26/01/2026
Despiste seguido de capotamento mata homem de 39 anos
26/01/2026
Oliveirense não trava o líder
26/01/2026