6 Jan 2025
Aumento de 2%, tal como no ano passado
Na última reunião de câmara de 2024, foi aprovada a alteração do Tarifário de Recolha de Resíduos Urbanos para 2024. Essa alteração contempla, tal como no ano passado, um aumento de 2%.
Com os votos contra do PSD, a vereadora social-democrata, Carla Rodrigues, começou por referir que “ano após ano os problemas mantêm-se e poucas melhorias têm ocorrido na gestão dos resíduos municipais que tenham verdadeiro impacto na vida das pessoas.
Continuamos com sucessivos aumentos nas tarifas, sem a correspondente melhoria na qualidade dos serviços que são prestados”, acrescentando que “continuamos a não diferenciar os munícipes que fazem recolha seletiva. Continuamos sem o nosso ecocentro municipal, continuamos sem um serviço de recolha de qualidade. Continuamos com contentores velhos, degradados, sujos. Continuamos sem campanhas de educação ambiental, sem incentivos à recolha seletiva”.
Em resposta, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, afirmou que “ao ouvi-la fico com a ideia que o nosso concelho é uma lixeira, um aterro sanitário. Temos fragilidades como todos os municípios. Não estou nada de acordo com essa visão trágica de que nada tem sido feito para melhorar a situação”, destacando que “tem sido feito um esforço enorme para melhorar a situação”, nomeadamente através “dos biorresíduos, através do investimento que está previsto e que está já a ser feito no nosso PAPERSU, os biocompostores que estamos a instalar, o ecocentro municipal que tem candidatura já aprovada e que vai avançar”.
Sete sistemas de contentorização enterrada e código de acesso a contentores
Durante a discussão do ponto de aprovação da alteração do Tarifário de Recolha de Resíduos Urbanos, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Rogério Ribeiro, avançou com duas novidades para o próximo ano relacionadas com os contentores no concelho. “Vamos avançar, no primeiro trimestre de 2025, para a implementação de sistemas contentorização enterrada [numa primeira fase sete contentores, sendo o objetivo instalar 11]. A intenção é melhorar a perceção de limpeza na cidade”, começou por referir o vereador, acrescentando que “os contentores de verdes vão passar a ter controlo de acesso. Quem quiser usar vai ter de se inscrever. Recebe depois uma chave para ter acesso”.