Tarifa de resíduos volta a aumentar

Concelho

Aumento de 2%, tal como no ano passado

Na última reunião de câmara de 2024, foi aprovada a alteração do Tarifário de Recolha de Resíduos Urbanos para 2024. Essa alteração contempla, tal como no ano passado, um aumento de 2%.

Com os votos contra do PSD, a vereadora social-democrata, Carla Rodrigues, começou por referir que “ano após ano os problemas mantêm-se e poucas melhorias têm ocorrido na gestão dos resíduos municipais que tenham verdadeiro impacto na vida das pessoas.

Continuamos com sucessivos aumentos nas tarifas, sem a correspondente melhoria na qualidade dos serviços que são prestados”, acrescentando que “continuamos a não diferenciar os munícipes que fazem recolha seletiva. Continuamos sem o nosso ecocentro municipal, continuamos sem um serviço de recolha de qualidade. Continuamos com contentores velhos, degradados, sujos. Continuamos sem campanhas de educação ambiental, sem incentivos à recolha seletiva”.

Em resposta, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, afirmou que “ao ouvi-la fico com a ideia que o nosso concelho é uma lixeira, um aterro sanitário. Temos fragilidades como todos os municípios. Não estou nada de acordo com essa visão trágica de que nada tem sido feito para melhorar a situação”, destacando que “tem sido feito um esforço enorme para melhorar a situação”, nomeadamente através “dos biorresíduos, através do investimento que está previsto e que está já a ser feito no nosso PAPERSU, os biocompostores que estamos a instalar, o ecocentro municipal que tem candidatura já aprovada e que vai avançar”.

Sete sistemas de contentorização enterrada e código de acesso a contentores
Durante a discussão do ponto de aprovação da alteração do Tarifário de Recolha de Resíduos Urbanos, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Rogério Ribeiro, avançou com duas novidades para o próximo ano relacionadas com os contentores no concelho. “Vamos avançar, no primeiro trimestre de 2025, para a implementação de sistemas contentorização enterrada [numa primeira fase sete contentores, sendo o objetivo instalar 11]. A intenção é melhorar a perceção de limpeza na cidade”, começou por referir o vereador, acrescentando que  “os contentores de verdes vão passar a ter controlo de acesso. Quem quiser usar vai ter de se inscrever. Recebe depois uma chave para ter acesso”.  

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Crianças terão pulseira de segurança no Mercado à Moda Antiga
14/05/2025
Um fim-de-semana com as brincadeiras à Moda Antiga
14/05/2025
Casa-Museu Regional de OAZ inaugura exposição com cartazes históricos
14/05/2025
Carlos Teixeira é o candidato do Chega à União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz
14/05/2025
Centro da cidade invadido por bandeiras laranjas
14/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025