Em
Correio de Azeméis

11 Feb 2025

“Tem sido uma loucura”

S. Roque Freguesias

Nuno Xará e Célia Oliveira, na foto, são os mentores deste projeto que nasceu há quase dois anos e tem conquistado o público oliveirense e não só

S. Roque>Projeto NXC Acoustic Covers um SUCESSO

Criado há cerca de dois anos, o NXC Acoustic Covers são um projeto musical oliveirense, que nos últimos tempos tem vindo a marcar presença em vários bares e eventos oliveirenses, tendo estado presente na Noite Branca 24 e no Street Food. Nesse sentido, Nuno Xará e Célia Oliveira, criadores do NXC Acoustic Covers, vieram até aos estúdios da Azeméis TV/FM falar sobre o projeto.

O início do projeto NXC Acoustic Covers. “O amor da música já vem de há muitos anos. Eu tive uma banda, que percorreu Portugal de Norte a Sul. Entretanto, ao fim de oito anos de muitos espetáculos, decidimos parar, cansados da estrada, que não é fácil, e nunca mais voltamos. Entretanto, eu continuei em casa, a dar os meus toques de guitarra e a fazer alguns originais, integrei outros projetos, não tão a sério. E depois, porque não? Ela (a Célia) tinha o gosto por cantar, tinha a formação musical no piano. Numa brincadeira em casa, numa festa, peguei na viola, ela começou a cantar e eu disse: ‘Podemos fazer aqui uma coisa até bonita para nós, temos tempo, temos tudo e tem tudo para dar certo’.  Felizmente até hoje é sempre a correr.”
Nuno Xará

“Eu tenho alguma vergonha, sou um pouco mais introvertida comparada com ele (o Nuno Xará). Ele tem muito mais à vontade nesse aspeto. E inicialmente respondi-lhe que não, mas, depois de muita insistência, e como eu sempre gostei de cantar, embora não fosse uma ambição minha, surgiu a oportunidade e acabei por aceitar e começamos.”
Célia Oliveira

O estilo musical e os covers. “Nós fazemos covers dos anos 80 até o atual, mas, a minha preferência sempre foi os anos 70/80. Naquela altura fazia-se música diferente do que se faz agora. E para um artista ser conhecido naquela altura não é como agora. Atualmente temos a capacidade de em casa com software e pouco mais fazer coisas bonitas. Em relação a artistas nacionais, eu gosto bastante de Pedro Abrunhosa, acho musicalmente um excelente músico, e Marisa Liz também. São os meus preferidos. Nos concertos tocamos Pedro Abrunhosa, tocamos Marisa Liz, mas tentamos tocar sempre um bocado de tudo, Paulo Gonzo por exemplo. Depende também onde será a atuação.”
Nuno Xará

O crescimento exponencial em dois anos. “Acho que tem sido uma loucura. todos os fins de semana tocámos e as pessoas pedem para irmos aos locais. Já temos datas marcadas com muita antecedência. Felizmente, agradecer a toda a gente que nos contacta para dar espetáculos, não só em bares, mas, também em festas. Tem corrido muito bem e tem sido uma loucura.”
Nuno Xará

“A minha perspetiva era que ia ser mais calmo, com algumas atuações, um pouco mais intimista. No entanto, com o passar do tempo comecei a aperceber-me que começou a atingir uma escala maior, ainda assim, esperemos atingir maior ainda. Porque, não estava nas minhas perspetivas, que estivesse a correr tão bem como está agora.”
Célia Oliveira

Próximos concertos “No dia 15 de fevereiro estamos em  São Roque a convite da Comissão de Festas de São Roque. Convidamos todos, proporcionamos uma noite intimista e diferente. Apoiem-nos e sigam as nossas redes sociais: ‘NXC Acoustic Covers’.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Envelhecer com liberdade
22/04/2025
Cortejo Académico da Queima das Fitas 2025
21/04/2025
Estudantes regressaram com semana académica
21/04/2025
Derrota pode afundar ainda mais a Oliveirense
20/04/2025
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025