“Temos uma banda jovem e isso é um orgulho”

Pinheiro da Bemposta Destaques

Novo presidente da Banda Musical de Pinheiro da Bemposta

Adalberto Caçoilo é o novo presidente da BM de Pinheiro da Bemposta tomando o lugar recentemente, que era de José Rodrigues. Em mais um programa d’As Nossas Coletividades’, o novo presidente falou sobre a sucessão e quais os futuros projetos e objetivos para a banda. Um dos temas discutido foi o próximo encontro de bandas de música concelhias, que este ano, pela ordem que se tem mantido, seria novamente a vez da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta a organizar.

Um novo desafio
“Já faço parte da direção da banda há 18 anos, acompanhei o meu antecessor, José Rodrigues, durante os seus 12 anos de presidência, sendo eu vice-presidente. Arranjar pessoas para as coletividades não é fácil e, geralmente, quem anda à frente são sempre os mesmos. As bandas de música, são associações que dão muito trabalho, nós temos uma escola de música, a banda e existe sempre muita logística que é necessário fazer antes dos eventos e das festas que nós nos deslocamos.”

Um ano de 2023 muito bom e um ano de 2024 ainda melhor
“Surgiu a oportunidade, o senhor José Rodrigues já estava um pouco cansado, é normal ao fim de 12 anos, falou comigo e achou que eu era a pessoa indicada para dar continuidade e eu aceitei o desafio. Tivemos um ano de 2023 muito bom, este ano de 2024 prevê-se que seja igualmente um ano excelente. Em outubro, praticamente, já tínhamos o mês de julho e agosto de 2024 plenamente preenchido em termos de romarias. Espero que o fruto do bom trabalho dê ainda mais visibilidade à nossa banda.”

A importância da formação musical
“Temos uma banda muito jovem e isso deixa-me orgulhoso, temos uma média de idades entre os 24 e os 25 anos de idade, muitos meninos novos que entraram com 12/14 anos o ano passado, cerca de 10 elementos. A nossa escola de música continua a ser uma das grandes prioridades, é onde vamos buscar a mão de obra para a nossa banda e tem sido muito importante ver os nossos meninos a crescerem e evoluírem constantemente.” 

Sobre o futuro do encontro de bandas do concelho 
“Eu estive presente na organização do primeiro encontro de bandas, todas as bandas do concelho já organizaram o seu encontro. Agora é necessário todas as bandas reunirem-se e abordarem o tema e discutir se vamos continuar nos mesmos moldes, ou, fazer algo diferente. Porque, também penso que fazer mais do mesmo acaba por cansar. (…) [A internacionalização do encontro] é uma possibilidade que está em cima da mesa, mas como outras opções, como convidar outras bandas do país, no entanto, não quero estar aqui já a definir uma ideia, está dependente da decisão de todos. Se nos calhar novamente a responsabilidade de sermos nós a organizar, estamos prontos para isso.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Bruno Aragão de fora da lista do PS por Aveiro
2/04/2025
Projeto ‘Brave Hands’ trouxe jovens estrangeiros a Oliveira de Azeméis para preservar o concelho
2/04/2025
Ana de Jesus vai candidatar-se à Junta de Freguesia de Cucujães
2/04/2025
Hospital de S. Miguel com mais lugares de estacionamento
2/04/2025
ULS Entre Douro e Vouga inicia investigação clínica com tratamento inovador para a Esclerose Múltipla
2/04/2025
Neon Run em Oliveira de Azeméis
2/04/2025
Grande Prémio S. Paio - Paulo Ferreira
2/04/2025
5.º Passeio Old Riders
2/04/2025