Tempo incerto

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“O tempo está incerto, no mesmo dia vem um sol quente, como vem frio e chuva! Não sabemos com o que contar. Está como o nosso governo!” A senhora de idade avançada refletiu o sentimento comum.

A descrença das pessoas nas instituições é grande. “Não há pessoas capazes de nos governar”. Esta é uma expressão muito comum. “Mudar de governo para quê, se são todos iguais…”
Temos produção, exportação, turismo, povo hospitaleiro, juventude bem formada, bons trabalhadores, empresários empreendedores. Só nos faltam políticos capazes. Os partidos não souberam atrair os melhores. Há bons políticos? Há! Conheço vários. São sérios e empenhados na nobre missão de servir a causa pública. Mas, não é difícil concordar que não saímos da cepa torta. Somos um pais sempre adiado. 
Como diria o novo diretor executivo do SNS, o problema não é a falta de dinheiro, falta-nos organização. 
Não posso esquecer as palavras do cônsul romano, quando justificou perante o imperador os problemas que tinha na península ibérica: “há um povo para o lado do mar que não se sabe governar nem deixa que o governem”.
As contas do estado estão certas. Claro que sim! Com a montanha de dinheiro que está a entrar da Eurolândia, não é difícil. O dinheiro que vem da UE está a servir para pagar o despesismo do estado. Devia ser todo para investir no nosso futuro. Mas, é sabido que é desviado para pagar contas, disparates e outras coisas menos agradáveis. Tem sido sempre assim. Mudam-se os políticos mas a (ruinosa) política mantém-se. 
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024