“Ti João Resende”, o massagista

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Por CARLOS CORREIA

João Gomes Ferreira Neto, nasceu em 16 de Junho de 1915, no lugar de Santa Luzia, freguesia da Vila de Cucujães e faleceu em 21 de Outubro de 1994.
Por todos era conhecido, não pelo seu nome de registo, mas por João Resende ou “Ti João Resende”, como era carinhosamente tratado.
Desde muito cedo, o “Ti João Resende” exerceu a profissão de sapateiro, mas foi a atividade de massagista e endireita a sua grande paixão e à qual dedicou a maior parte da sua vida.
O futebol em Cucujães foi o maior beneficiário da sua atividade de massagista, tendo servido o clube, com curtos interregnos, desde o início da década de quarenta até 1986. Foram várias as gerações de jogadores do Cucujães que passaram pelas suas mãos, em cada um fazendo um amigo.
Foi um homem que sempre demonstrou uma enorme disponibilidade e interesse no desempenho da atividade de massagista, a que aliava o seu bom senso, esmerada educação e apurado sentido de humor.
Quando um jogador era sujeito a um tratamento mais doloroso, o “Ti João Resende” tinha sempre o cuidado de lançar uma das suas piadas finas, provocando o riso daquele, diminuindo-lhe a sensação de dor.
Mesmo não estando nas instalações do clube, o “Ti João Resende” estava sempre disponível para receber os jogadores do Cucujães em sua casa, a qualquer hora do dia, abandonando de imediato o que estivesse a fazer para cuidar das maleitas dos seus “meninos”.
Além dos jogadores do Cucujães, muitos foram os jogadores de clubes da região que receberam os cuidados do “Ti João Resende”, assim como muitos outros, alguns vindo de longe, que não sendo jogadores se socorriam dos seus serviços quando fraturavam ou deslocavam os ossos.
Era possuidor de uma voz doce e serena, tal como a sua personalidade, e bastante comunicativo, o que o levou a experimentar, além dos “palcos” do futebol, os palcos dos espetáculos musicais e circenses. Essa será uma faceta menos conhecida do “Ti João Resende”, mas foram vários os espetáculos musicais e circenses que apresentou, fazendo muitas amizades no meio artístico. Alguns cucujanenses ainda se recordarão das apresentações do “Ti João Resende” quando o circo “Maravilha” se instalava no Campo da Gandarinha. Também serviu o Cucujães como dirigente, integrando os órgãos sociais do clube eleitos em 1947, ocupando o cargo de vogal da Mesa da Assembleia Geral.
O seu nome, numa justa homenagem da autarquia, faz parte da 
toponímia da Vila de Cucujães, no lugar de Faria de Cima, perto da casa onde residiu.
O “Ti João Resende” não foi mais um massagista que serviu o clube, ele foi o massagista do Cucujães.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense empata e sai de campo com queixas da arbitragem
8/11/2025
Ação explica o voluntariado com doentes oncológicos
8/11/2025
Zares Cup decide-se amanhã no Estádio Carlos Osório
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Ferreira de Castro: A Violência da Natureza e dos Conflitos Sociais
8/11/2025
Oliveirense vence dérbi frente à Escola do Benfica
7/11/2025
Reabilitação dos edifícios dos tribunais de Oliveira de Azeméis discutidos em sede de especialidade do OE 2026
7/11/2025