Tiros nos pés

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Qualquer presidente de um país amigo merece-nos a maior das considerações. Se o mesmo for de um país onde a língua oficial é o português, mais ainda.

O que não significa que aceitemos que o presidente do Brasil discurse na Assembleia da República na sessão comemorativa do 25 de abril. É uma data de muito significado, com uma tradição de protocolo de celebração muito próprio. Retirar o protagonismo aos nossos governantes e outras figuras gradas da revolução dos cravos é distorcer a tradição. 
O presidente Lula da Silva nada tem a ver com esta polémica. 
O que temos de estranhar é a justificação do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho. Com um à vontade preocupante, afirma que o presidente brasileiro vai estar cá entre 23 e 25 e o único dia que tem na agenda para discursar na Assembleia da República é precisamente o dia 25 de abril! Pasme-se a ligeireza do ministro de nos passar um atestado de imbecis. Pois bem sabemos que quem faz a agenda de um presidente estrangeiro é o nosso governo. 
Ainda para agravar, o governante comunicou este facto sem a decisão dos únicos que têm poder para decidir quem vai discursar neste dia histórico: a própria Assembleia da República e o seu presidente. E, naturalmente, que também seria sensato que o nosso Presidente da República tivesse uma palavra. Afinal, é um dos seus homólogos que nos vem visitar. 
Tiro atrás de tiro no pé. Que se passa com estes ministros? Não param de dizer e fazer besteira? 
Até sou compelido a ter dó do primeiro-ministro António Costa. Com tão insensatos ministros não deve ser fácil fazer boa figura. 
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Reginal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense em vantagem nos quartos de final
19/05/2024
Só um ‘milagre’ evita a descida do FC Cesarense
19/05/2024
SC Bustelo fica no Campeonato Sabseg
19/05/2024
Faleceu Norberto Martins
19/05/2024
Oliveirense despede-se com derrota diante o Leixões
19/05/2024
“Foi uma reconhecida benemérita da comunidade de Oliveira de Azemeis”
18/05/2024
Faleceu Aldina Valente
18/05/2024
Oliveirense vence o Póvoa e segue para as meias-finais
17/05/2024