10 Apr 2024
Evento do Cesarense juntou oito equipas no fim de semana da Páscoa
Nos dias 29 e 30 de março, o FC Cesarense organizou mais uma edição do Torneio Joaquim do Neca e Luís Noé, no Estádio do Mergulhão, no escalão de juvenis. O Esmoriz foi o grande vencedor ao derrotar, na final, o Sousense. Além destas equipas, o evento contou com a participação do Carregosense, Arrifanense, Fiães, Esmoriz, Avintes e, claro, do Cesarense.
“O torneio teve sucesso. A chuva não ajudou muito. O interesse foi lembrar duas pessoas importantes para Cesar - Joaquim do Neca e Luís Noé - que me obrigaram a gostar do Cesarense, eu aprendi muito com os dois, foram meus treinadores. A família deles continua a ajudar muito na organização deste torneio (Fersil e Flama). Começámos a época muito tarde, já não acreditavam que o Cesarense fosse ter formação, e os jogadores foram todos embora. Ficámos com 150 atletas e no próximo ano vamos correr atrás do prejuízo. Há nove anos, quando eu era presidente, tínhamos cerca de 300 atletas e acredito que daqui a dois ou três anos vamos atingir esse número”
Luís Pinho, presidente do FC Cesarense
“O torneio pretende homenagear estas duas personalidades que tão importantes foram para o Cesarense. Foram os principais impulsionadores do futebol de formação do Cesarense e é uma forma de agradecer aos familiares que ainda hoje nos continuam a apoiar. Com o empenho de todos não é assim tão difícil organizar este torneio. O objetivo do Cesarense é ter mais miúdos na formação. Há pouco tempo tínhamos o dobro dos atletas que temos hoje. Queremos a parte quantitativa, mas queremos também apostar na qualidade”.
Rosário Santos, responsável pela formação do FCC
“O torneio está a ser atrativo, o mais importante é o crescimento destes miúdos e ver a evolução deles. O ano não tem sido fácil para o Cesarense e tem sido muito difícil fazer a gestão dos atletas, porque alguns têm que ir muitas vezes jogar pelos juniores. Temos sempre que nos adaptar à nossa realidade e fazer o melhor pelo clube”.
Tiago Ferreira, treinador dos juvenis de FCC
“O torneio tem uma boa organização. O conforto e a logística que eles proporcionam é gratificante. Assim mantemos o grupo em competição num fim de semana em que não há jogos e isso depois facilita a nossa semana de trabalho”.
Álvaro Pereira, treinador do Souzense
“É muito importante promover este tipo de torneios, primeiro para homenagear estas duas pessoas fundamentais, dois treinadores muito importantes no Cesarense, e promover não só o desporto, mas também as equipas do Cesarense e levar o nome de Cesar fora do distrito. Quero transparecer os meus valores como homem para eles. Tem sido gratificante até agora e estamos a formar bons homens”.
Luís Ricardo, diretor da equipa de juvenis do FCC
“É sempre muito bom participar neste género de iniciativas. A organização deste torneio está de parabéns. Hoje (29 de março) tivemos um jogo para o campeonato e os nossos meninos estão um bocadinho cansados, mas a nossa participação é bastante positiva. Estes torneios são muito importantes porque aproximam as pessoas e as coletividades e são uma oportunidade para os atletas menos utilizados poderem competir”.
Fernando Mendonça, JD Carregosense