Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Ao longo destas crónicas, salvo uma ou outra exceção, tenho escrito sobre aquelas que são as prioridades do Bloco de Esquerda para Oliveira de Azeméis no decorrer dos próximos anos. Como tal, até agora escrevi acerca da importância, para nós, de temas como a Água, a Habitação, a Saúde e a Educação, falando dos problemas concretos que assolam os e as oliveirenses, bem como algumas das propostas que temos. Hoje irei escrever acerca do último grande pilar que temos para o nosso concelho, os Transportes Públicos.

Um dos grandes problemas do nosso concelho é que ele foi pensado para o carro, criando quase uma obrigatoriedade aos nossos cidadãos de possuírem viatura própria para se deslocarem aos seus trabalhos. Esta é uma realidade perniciosa que não contribui para o desenvolvimento da nossa cidade e das suas freguesias. E isto por várias razões. Uma delas é a grave crise climática que atravessamos, e não é com a substituição do motor de combustão pelo motor elétrico que esse problema será resolvido. Obviamente que as pessoas têm uma necessidade de se deslocarem para garantir a sua própria sobrevivência, e aí temos que pensar numa forte rede de transportes públicos que sirva a totalidade da população. E temos que a pensar de várias formas. Em primeiro lugar, o Centro Coordenador de Transportes que serve Oliveira de Azeméis está completamente obsoleto e, pasme-se, a melhor ideia que o executivo teve foi uma espécie de sistema pick & go, naquele que será o renovado Mercado Municipal. Devemos estudar em conjunto um novo centro, outro local, com ligação direta à ferrovia.
Necessitamos de uma rede de transportes efetivamente pública que responda em três níveis. Um primeiro, atendendo à realidade da mobilidade dentro do concelho, com ligações efetivas entre as freguesias e o concelho, e as próprias freguesias entre si. Em segundo lugar, uma rede de transportes que ligue toda a comunidade intermunicipal em que Oliveira de Azeméis está inscrito e, por fim, ligações regulares ao Porto e Aveiro, por forma a garantir uma mobilidade séria a todos os cidadãos e não dependente do carro.

 * porta voz da Comissão Política do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Agenda para este sábado, 18 de janeiro
16/01/2025
Já há data para o 17º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro
16/01/2025
'Mufasa: O Rei Leão' no TeMA
15/01/2025
Centro de Estudos Ferreira de Castro promove 'A Casa de Marreta'
15/01/2025
Instituições do concelho voltam-se a reunir em S. Roque
15/01/2025
AIMA impede Saunders de continuar na Oliveirense
15/01/2025
Criança está desaparecida depois de ter saído da escola
14/01/2025
Trabalhar Para Mudar
14/01/2025