Alcino Martins*
Na última Assembleia Municipal, que decorreu no dia 25 de Fevereiro, o BE apresentou na ordem de trabalhos uma proposta para aumentar os apoios à qualificação dos oliveirenses, nomeadamente o aumento das bolsas escolares para o ensino superior.
Consideramos que a proposta que apresentamos foi justa e adequada , porque garantia a continuação do percurso académico aos 60 jovens estudantes Oliveirenses, que foram injustamente excluídos das bolsas, porque, apesar do Município neste ano ter o maior orçamento da história (53 milhões) e um Saldo de Gerência de 28 milhões de euros, o Executivo PS decidiu não aumentar o número de bolsas que representava um custo anual de 90 mil euros !!
Apesar da justeza da proposta, foi chumbada pela maioria PS na Assembleia, a mesma maioria PS que em 2019, votou a favor do aumento dos lucros da Indaqua, no ano que essa empresa apresentou um lucro de 700 mil euros do exercício de 2018, sem negociar qualquer contrapartida para os Oliveirenses, nomeadamente a redução dos tarifários da água, num Concelho que está no 12° lugar das águas mais caras do País!!
O voto contra do PS, apenas veio demonstrar que o discurso do Presidente da Câmara, na cerimónia de entrega das bolsas, quando disse: “não podemos permitir que os jovens que queiram seguir a sua carreira académica não o possam fazer por natureza económica” afinal não passava de uma mentira.
O BE também questionou o Executivo sobre o facto de passados mais de 10 meses do fecho do concurso para 25 Assistentes Operacionais, os mesmos ainda não estarem ao serviço.
Na resposta, o Presidente da Câmara desculpou-se com o facto de terem sido apresentadas cerca de 300 candidaturas!!
Consideramos que a demora nada tem a haver com o número de candidaturas, mas sim com incompetência e falta de respeito pelos Assistentes Operacionais que estão a trabalhar o dobro, como se viu recente na escola de Macieira de Sarnes em que o CAF foi suspenso por tempo indeterminado por falta de Assistentes Operacionais, Porque, para o Presidente da Câmara o que interessa é a poupança, e cada mês que passa sem os Assistentes Operacionais entrarem ao serviço a Câmara poupa cerca de 20 mil euros por mês em salários!!
O BE continuará a apresentar propostas que vão ao encontro das necessidades da população, apesar deste Executivo PS que tem maioria absoluta, pensar que tem o poder absoluto!!
* Membro da Assembleia Municipal pelo BE