Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

As alterações climáticas estão aí.
A subida da temperatura e todos os efeitos em cadeia que se começam a fazer sentir são uma realidade. Uma realidade que já afeta o sul global há muito, mas que nós insistimos em ignorar. A emergência climática é a luta das nossas vidas e os responsáveis políticos continuam a assobiar para o lado.

As populações não estão preparadas para enfrentar o que se apresenta de hoje em diante, tanto por capacidade humana, como pelos efeitos devastadores que todos os ecossistemas começam a sofrer. 
Os incêndios que têm afetado Portugal refletem também uma tendência crescente e demolidora. Em mais um momento de descredibilização da realidade, António Costa colocou a mão humana como a maior ameaça nos fogos florestais. Esta postura, que desvia as atenções daquilo que precisa de ser feito, encontra muitos seguidores nossos vizinhos. A propósito, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis demorou-se na aprovação do Plano Operacional Municipal de Combate aos Incêndios. É uma lógica simples: se a lei permite, os nossos responsáveis adiam.
É urgente preservar e agir de forma mais contundente na gestão das nossas florestas, onde impera o negócio e a monocultura que nos enfraquece os solos, num negócio que põe o lucro acima da nossa floresta. Mas a preservação não se esgota em algumas entidades políticas, numa lógica que leva os gestores autárquicos a sacudirem o problema pela inércia. Cabe a estes a limpeza das suas próprias florestas e a fiscalização das restantes, deveras essencial num país onde 84,2% da área florestal é propriedade privada.
Enquanto os acordos internacionais pelo clima são demasiado curtos e ineficazes, cabe-nos exigir que os nossos responsáveis saibam antecipar as necessidades e zelar por um mundo que é de todos. E que sejam uma voz ativa e representativa da vontade da população, não uma gerência despreocupada ou em favor do lucro acima da vida.
Simão Magalhães, membro da comissão política Concelhia do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Concerto de Ano Novo em Oliveira de Azeméis
15/01/2026
Politicamente (in)correto
15/01/2026
Pensar o futuro
15/01/2026
Contra- ditório
15/01/2026
Visão de Futuro
15/01/2026
Concerto Ano Novo em Cesar
15/01/2026
Visita Pastoral mobiliza comunidades
14/01/2026
D. Roberto Mariz abençoa viatura
14/01/2026