Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Vivemos um tempo de maioria absoluta do PS, tanto a nível nacional, como a nível local em Oliveira de Azeméis. Esta situação obriga a que a oposição tenha um papel mais fiscalizador, e isso é uma exigência até às próximas eleições. 
Não faz sentido voltar a fazer uma reflexão acerca dos resultados eleitorais, que já toda a gente conhece, mas sim uma reflexão acerca do papel que deve ter a esquerda neste momento de novidades para o país. O último Orçamento do Estado, que entrou em vigor hà apenas um mês, já é um reflexo daquilo que são as políticas preconizadas pelo PS. O caminho de redução de propinas, da luta por carreiras decentes no SNS em todas as vertentes, a valorização do trabalho, vão aos poucos ficando para trás. Isto é o reflexo de uma governação que tem um parlamento que tudo passa sem o escrutínio que só é possível realizar em contexto de maioria relativa. As maiorias absolutas não contribuem para um desenvolvimento efetivo da democracia.
Ainda que as próximas eleições legislativas sejam em 2026, é tempo de preparar caminho e de clarificar aquilo que são as prioridades políticas das forças progressistas. O crescimento da direita radical, aliado à eleiçao do lider parlamentar da bancada de um dos governos de pior memória para os portugueses como lider do PSD deve fazer-nos estar alerta, isto porque, uma aliança de direita vem acabar com as liberdades do nosso povo, diminuir os direitos do trabalho, acabar com os serviços publicos. E não nos enganemos, Luís Montenegro tudo fará para ser governo.
Ao acusarem a esquerda de ser radical, discurso que o governo tão bem sabe cavalgar, devemos lembrar-nos que essa radicalidade assenta no valor do trabalho, na garantia de que cada um e cada uma de nós é livre de tomar as suas próprias decisões, acerca da sua vida e do seu corpo. Se ser radical é defender o SNS, a escola pública, o trabalho, água e saneamento públicos, então somos radicais e não vamos abdicar dessa radicalidade. 
Esse combate começa agora.
 * porta voz da comissão política Concelhia do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense é campeã distrital de sub-18
18/01/2025
Resultados desportivos de sábado, 18 de janeiro
18/01/2025
Almoço de Natal das 'Concertinas' da Turma da Bola com celebração especial
18/01/2025
35 voluntários uniram-se pela Cerciaz
18/01/2025
GF Cidacos levou as 'Janeiras' até ao Mercado Municipal
18/01/2025
Avenida Liberdade e monumento alusivo inaugurados
17/01/2025
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca solidário
17/01/2025
Ricardo Schutte troca a Oliveirense pelo Vizela
17/01/2025