6 Sep 2022
Alcino Martins *
No dia 29 de Julho, o emissário que liga à Etar do Salgueiro em Santiago Riba-Ul, teve uma rotura que provocou uma descarga do efluente (esgotos) na linha de água sem qualquer tratamento, causando sérios danos ao meio ambiente e também à saúde publica, e até à data, não temos conhecimento de nenhuma reação por parte do Presidente da Câmara nem do Presidente da União de freguesias de Oliveira de Azeméis a condenar a situação, os responsáveis políticos continuam a assobiar para o lado!!
O que temos, é apenas a nota de imprensa da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) em que informa o sucedido e “lamenta o ocorrido “!!
Este “lamento“ da parte da Associação de Municípios, é tão hipócrita como a carta aberta enviada aos Oliveirenses em 2020 pelo atual Presidente da Câmara, que, depois de ter decidido os maiores aumentos dos tarifários da água e do saneamento na história da Concessão, escreveu uma carta a dizer que partilhava com os Oliveirenses a profunda preocupação com os tarifários da água e saneamento, é preciso ter lata!!
O atual Presidente da Câmara, esteve presente quando a Associação de Municípios (AMTSM) no dia 29 de Novembro de 2018, assinou o auto de consignação do contrato, Operação, Reabilitação e manutenção do sistema de tratamento de águas residuais (STAR), que previa:
- Investimento nas duas ETARs, Salgueiro (Santiago Riba-Ul) e Ossela no valor de Dois milhões e 200 mil euros, que também tratam os esgotos de Vale de Cambra, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
- E, investimento de um milhão e setecentos mil euros nos Emissários.
E a Associação de Municípios, (AMTSM), quando teve 4 anos para fazer as obras de reabilitação e manutenção do sistema de tratamento de águas residuais (STAR)e nada fez, e diz hipocritamente que lamenta.
Oliveira de Azeméis não tem um Presidente da Câmara a Sério, com coragem para defender o nosso Concelho nem o nosso património, e enquanto isso, o nosso Concelho continua a ser o depósito dos esgotos dos outros Municípios, por descargas de águas residuais nos rios sem tratamento, por falta de obras para aumentar a capacidade de tratamento, além de descargas ilegais.
Temos um inquilino na Câmara Municipal que é um autêntico fracasso enquanto Presidente, o exemplo real da frase popular: “Olha para o que eu digo e não para o que eu faço.“
* MEMBRO DA am pelo BE