Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Alcino Martins *

No dia 29 de Julho, o emissário que liga à Etar do  Salgueiro em Santiago Riba-Ul, teve uma rotura  que provocou uma descarga do efluente (esgotos) na linha de água sem qualquer tratamento, causando sérios danos ao meio ambiente e também à saúde publica, e até à data, não temos conhecimento de nenhuma reação por parte do Presidente da Câmara nem do Presidente da União de freguesias de Oliveira de Azeméis a condenar a situação, os responsáveis políticos continuam a  assobiar para o lado!!

 O que temos, é apenas a nota de imprensa da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) em que informa o sucedido e “lamenta o ocorrido “!!
Este “lamento“ da parte da Associação de Municípios, é tão hipócrita como a carta aberta  enviada aos Oliveirenses em 2020  pelo atual Presidente da Câmara, que,  depois de ter decidido os maiores aumentos dos tarifários da água e do saneamento na história da Concessão, escreveu uma carta a dizer que partilhava com os Oliveirenses a profunda preocupação com os tarifários da água e saneamento, é preciso ter lata!!
 O atual Presidente da Câmara, esteve presente quando a Associação de Municípios (AMTSM) no dia 29 de Novembro de 2018, assinou o auto de consignação do contrato, Operação, Reabilitação e manutenção do sistema de tratamento de águas residuais (STAR), que previa:
- Investimento nas duas ETARs, Salgueiro (Santiago Riba-Ul) e Ossela no valor de Dois milhões e 200 mil euros, que também tratam os esgotos de Vale de Cambra, São João da Madeira e Santa Maria da Feira. 
- E, investimento de um milhão e setecentos mil euros nos Emissários. 
 E a Associação de Municípios, (AMTSM), quando teve 4 anos para fazer as obras de reabilitação e manutenção do sistema de tratamento de águas residuais (STAR)e nada fez, e diz hipocritamente que lamenta. 
Oliveira de Azeméis não tem um Presidente da Câmara a Sério, com coragem para defender o nosso Concelho nem o nosso património, e enquanto isso, o nosso Concelho continua a ser o depósito dos esgotos dos outros Municípios, por descargas de águas residuais nos rios sem tratamento, por falta de obras para aumentar a capacidade de tratamento, além de descargas ilegais.
Temos um inquilino na Câmara Municipal que é um autêntico fracasso enquanto Presidente, o exemplo real da frase popular: “Olha para o que eu digo e não para o que eu faço.“
 * MEMBRO DA am pelo BE  
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Helga Correia nomeada adjunta do da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão
13/04/2024
Oliveirense surpreendida na Póvoa
13/04/2024
Nuno Pires deixa a liderança do PSD em O. Azeméis
12/04/2024
Agrupamento Soares Basto caminhou pela saúde
12/04/2024
Câmara e IP chegam a "acordo de princípio" para a construção da rotunda do Largo do Cavaco
11/04/2024
Oliveirenses entre os detidos por tráfico de droga
10/04/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
10/04/2024
Trânsito cortado entre o dia 22 e 24 de abril
10/04/2024