Em
Correio de Azeméis

29 Nov 2022

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Numa altura em que os direitos humanos estão novamente na ordem do dia, devido ao Mundial de Futebol no Qatar, deveríamos olhar para esta situação também dentro de nosso país e, para a dualidade de critérios que este apresenta para quem cá se quer fixar. Esta dualidade observa-se em dois momentos. Um primeiro é a não compreensão, pelo menos da minha parte, de como é possível estar a ser estudada a interrupção da emissão dos Vistos Gold, ao mesmo tempo que se instaura uma política de novos Visto Gold, desta feita com a atribuição dos novos vistos a nómadas digitais que ganhem mais de 2800€. Qualquer trabalhador deste país saberá com certeza que chegar ao final do mês e auferir esse vencimento é, e arrisco-me a dizer, em mais de 90% dos casos, uma realidade que não existe.

Para além desta situação, mesmo que um trabalhador com residência fixa em Portugal aufira esse mesmo valor, vai chegar ao fim do ano e quando fizer o seu IRS irá pagar muito mais que uma pessoa que seja nómada digital. Esta política não é correta. Não quero com isto dizer que as pessoas não são bem vindas ao nosso país, venham elas. Apenas não parece justo que haja uma política de fiscalidade diferenciada porque se quer atrair pessoas, quando existe uma clara dificuldade em fixar as que já cá estão. Para além disso, e ainda iremos ver os reais efeitos desta política, esta chegada de pessoas, são já mais de tres mil por mês a chegar a Porto, vai provocar uma maior dificuldade e pressão no mercado de arrendamento chutando as pessoas das cidades para as periferias por não terem capacidade financeira de suportar uma renda. Mais a mais quando os senhorios deste país acham que um quarto a trezentos ou quatrocentos euros é normal.
A juntar a estes casos, temos as situações dos trabalhadores imigrantes no setor da agricultura, principalmente no Alentejo. Todos a viver em condições degradantes e muitos vítimas de tráfico humano. Antes de olharmos para o Qatar, talvez seja essencial olharmos para nós.
* Presidente Comissão Política Concelhia  do BE de oaz

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Óscar Oliveira apela à participação e pede revisão da lei perante “erro” nos boletins de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Rebelo Martins lembra que as eleições são “o primeiro garante da democracia”:
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026