13 Dec 2022
ALCINO MARTINS *
Em 2021, o BE apresentou 18 propostas para o orçamento de 2022, todas sem exceção foram rejeitadas.
Este ano, considerámos, que era uma perda de tempo discutir propostas com um Presidente da Câmara com Cegueira Social.
Deixamos algumas dessas propostas, que apresentamos.
Reforçar o apoio à natalidade para 750 euros, e verificar a possibilidade de isentar as famílias mais carenciadas do pagamento das creches.
Criar e apoiar as consultas de psicologia, oftalmologia e o reforço da cadeira dentista nos centros de saúde do Concelho.
Aumentar o número de bolsas de estudo, para motivar e incluir mais estudantes Oliveirenses no acesso ao ensino superior.
Pugnar pela melhoria do TUAZ, promovendo o seu alargamento a todas as freguesias, e que seja gratuito para os pensionistas, reformados, estudantes e desempregados, e progressivamente a toda a população, como vem sendo adotado em vários Municípios.
Requalificar os edifícios devolutos e repovoar o centro da Cidade, nomeadamente a rua pedonal e a avenida caracas, acrescentando Vida.
Construção de novas habitações com rendas controladas, estamos 20 vezes abaixo da média nacional, e com 10 vezes menos habitação social que São João da Madeira, que conta com 605 apartamentos sociais, e foi um dos únicos Municípios do país a aumentar a população, conforme comprova o ultimo Censos.
Um Presidente da Câmara que prefere a construção de um parque (que era para custar 2.5 milhões mas já vai em mais de 6 milhões), do que, a construção de habitação digna para famílias mais carenciadas!!
Um Presidente da Câmara, que até à data, não apresentou qualquer medida para reverter a perda de população, e criar condições para fixar os jovens.
Um Presidente da Câmara que gastou em 2022 em duas revistas VITA, cerca de 30 mil euros, enquanto em bolsas de estudo para jovens estudantes com dificuldades económicas, apenas pretende gastar 16.500 euros.
Um Presidente da Câmara, que diz que vai tornar Oliveira de Azeméis o melhor lugar para Viver, no entanto, em 5 anos, não construiu uma única habitação com rendas controladas de raiz!!
As obras nas várias zonas industriais, e na rede viária mais parecem as obras da Santa Engrácia, não acabam, ou não começam!
A verdade, é que temos um Presidente da Câmara, que, no poder, é contra tudo o que sempre defendeu no passado, o que mostra a sua incoerência, e falta de credibilidade política.
* MEMBRO DA AM PELO BE