Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Há duas semanas escrevia neste espaço acerca do problema da inflação e da perda real de salários por parte dos portugueses. Hoje volto a esse tema pois o Banco Central Europeu (BCE), na sua última reunião, chegou a algumas conclusões que me parecem apenas reforçar o que o Bloco de Esquerda tem vindo a defender.

Ora, sempre ouvimos dizer, por parte da direita portuguesa, que o aumento dos salários iria conduzir automaticamente a um aumento dos preços, basta lembrarmo-nos do governo conduzido por Passos Coelho. A conclusão do BCE, por outro lado, é a de que são sobretudo os aumentos das margens de lucro das empresas que “alimentam” a inflação. Lembrar também que aqui já dissemos que o trabalho de fiscalização, sobretudo nos setores do retalho, iriam revelar que as empresas estão a lucrar mais uma vez com a crise que as pessoas atravessam. Também o FMI, instituição que contribuiu para uma crise de quase 10 anos no nosso país, diz que ao passo que os salários reais caem na generalidade dos países ocidentais, as margens de lucro das empresas aumentam. 
A situação que o país atravessa é bastante delicada e, a continuar neste rumo, só tem tendência para piorar. Mas o povo não dorme. Ainda este fim de semana aconteceu a manifestação “Casa Para Viver” em seis cidades do país, contestando que a solução do governo para o problema da habitação seja basicamente isentar os proprietários de algumas taxas, e dar uma ajuda a quem tenha dificuldades em pagar o seu empréstimo ou renda, o que acaba por ser contraproducente pois estas medidas não garantem que o resultado final seja a diminuição dos valores dos imóveis disponíveis para arrendamento. As pessoas não precisam da esmola do governo para conseguirem pagar as suas casas, precisam de salários dignos, precisam de condições de trabalho que lhes permitam ter uma vida digna, e isso não acontece. Uma esmola, como os 125€ do ano passado dão para as migalhas, mas não resolvem os problemas que o país atravessa.
* porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024