9 May 2023
ALCINO MARTINS *
Em Portugal, passados 49 anos do 25 de Abril, temos cerca de 20% da população em estado de pobreza a contar já com os apoios sociais, o que quer dizer, que no Nosso Concelho serão cerca de 13 mil Oliveirenses nessas condições, condições, que o atual executivo Socialista sem qualquer consciência social, sem qualquer reforço das politicas sociais, tem piorado a situação de milhares de famílias oliveirenses, com dificuldades socioeconómicas.
Dos cerca de 13 mil Oliveirenses em estado de pobreza, a maior parte são reformados e pensionistas, os nossos seniores, alguns em extrema pobreza, que tão mal tratados tem sido por este Executivo PS, que continua com uma vergonhosa indiferença perante as famílias mais pobres!
Num momento em que as famílias Oliveirenses economicamente mais vulneráveis, devido aos aumentos em resultado da inflação, precisam que a Câmara Municipal estenda a mão para apoiar, mas a mão que a Câmara estende, é a que cobra impostos, taxas e taxinhas!!
Em 5 anos, apenas em impostos diretos, a Câmara Municipal cobrou mais de 60 Milhões de euros!! No entanto, não temos mais e melhores serviços de saúde, especialmente, cuidados de saúde para os nossos seniores!
Não foi construída uma única habitação social, com rendas acessíveis, ou com custos controlados, nem existe a perspetiva de alguma ser construída até ao fim deste mandato (2025), ao mesmo tempo que muitas famílias Oliveirenses não tem condições financeiras para arrendar uma habitação digna a preços correntes.
Mais um ano, que a Câmara Municipal deixa dezenas de estudantes Oliveirenses com dificuldades socioeconómicas, sem o apoio de bolsas para o Ensino Superior.
Continuamos com uma rede viária vergonhosa, não existe uma estratégia para os transportes urbanos, nomeadamente a sua gratuitidade para pensionistas, reformados, estudantes e quem recebe o RSI. E apesar do nosso Concelho ser o 7º mais exportador da região norte, a forma como a riqueza produzida é distribuída, poucos com demasiada, e muitos com quase nada, faz com que muitas famílias, devido aos aumentos resultante da inflação e devido à inércia de um Presidente da Câmara incompetente, estão a ser expulsas da cidade, porque os arrendamentos e a compra de Habitações, são incomportáveis para baixos salários, tornando a cidade fria, sombria e vazia!!
* porta-voz da Concelhia do BE