Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Estamos mais ou menos a meio deste ano de 2023 e parece que a situação governativa não está muito favorável para o PS, muito menos para os portugueses. São estes quem mais sofre com tudo o que acontece, e estes casos e casinhos apenas servem para atirar areia para os olhos dos portugueses que passam cada vez mais dificuldades.

No passado fim de semana foi celebrado o 10 de junho, com o primeiro-ministro a ser mais uma vez alvo de um protesto de professores. Não vou aqui falar novamente da justiça da luta desta classe profissional que, mais uma vez, demonstrou querer negociar, apenas não quer aceitar toda e qualquer condição que o governo queira impor.
Para além de concordar com aquela que é a posição dos professores relativamente ao descongelamento de carreiras e também às colocações, no que diz respeito às distâncias de casa a que estes são colocados. 
Mas, o verdadeiro problema no meio de toda esta questão são os alunos, que ao longo deste ano tiveram vários momentos sem aulas, e agora enfrentam as greves às avaliações, que por certo são mais um acrescento à ansiedade natural que antecede esses momentos. Para que os estudantes tenham uma educação digna, que neste momento parece ser muito difícil de acontecer, tanto pela falta de professores, como pelas consecutivas greves que tem existido ao longo de todo este ano letivo, é necessário investir na carreira dos docentes e não docentes.
A escola é um espaço de construção do futuro e, como diz Mário Nogueira, secretário geral da FENPROF, os professores ao se manifestarem também estão a ensinar. E é bom que o façam. É bom que os professores se manifestem, como era bom que o governo ouvisse os professores e lhes garantisse uma carreira digna, para que também os alunos deste país tivessem direito a uma educação digna que lhes permita também ter um futuro digno.
Não atender as reivindicações dos professores, é também fechar a porta da educação democrática a muitos e muitos estudantes. Não é só de professores que estamos a falar.
 * porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025
"A Oliveirense tem de recuperar do atraso para não sofrer como no ano passado"
30/06/2025
Carlos Nora quer mais jovens no Cicloturismo
30/06/2025
AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas
30/06/2025
Columbofilia
30/06/2025