Em
Correio de Azeméis

21 Jun 2023

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Gostaria de aproveitar este espaço de opinião para referir alguns dos pontos que estiveram em discussão no último programa “Politicamente Correcto”, do Correio de Azeméis.

 Em primeiro lugar uma nota relativa a um certo consenso no que diz respeito àquilo que devem ser as políticas sociais nos nosso concelho. Agora é necessário transformar isto em políticas práticas que sirvam de forma efetiva as pessoas.
Uma das coisas que para o Bloco de Esquerda é essencial, e que as políticas sociais não são apenas atirar subsídios para cima das pessoas e estas que se virem com a sua vida. Não é disso que trata. Obviamente que a capacitação financeira é essencial no apoio às famílias, contudo temos que ser capazes de dotar o município de outras ferramentas que diminuam as assimetrias sociais e façam o concelho crescer em conjunto. 
Um dos pontos essenciais é, em conjunto com as várias instituições que realizam a sua atividade social no município, realizar um real levantamento das necessidades da população e traçar um plano que responda às mesmas. Ainda que este levantamento seja uma necessidade efetiva, porque só quando compreendermos as necessidades da população e as suas causas é que podemos criar respostas concretas, existem medidas que podem ser tomadas no imediato. Vou enumerar algumas que estiveram em discussão e que espelham a posição do Bloco de Esquerda. 
Deve ser o município a liderar as questões relacionadas com o que é essencial à população, nomeadamente no que diz respeito à educação, saúde, habitação e, devido às características do nosso concelho, no apoio à velhice. Relativamente ao primeiro aspeto devemos ser capazes de dotar as escolas de equipas de psicologia que desde bem cedo acompanhem os nossos jovens para perceber não só as suas perspetivas de futuro, mas como realizar um acompanhamento de proximidade que seja efetivo e que possa também ser uma mecanismo de descoberta de certas fragilidades sociais, muitas vezes escondidas pela vergonha.
Irei voltar a este tema para a semana, por forma a melhor conseguir explicar as nossas propostas.
* porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Três feridos em colisão entre dois carros
29/11/2025
Faleceu o padre Albino Fernandes
28/11/2025
Três décadas de adaptação e parceria no coração da indústria
28/11/2025
CENFIM consolida papel estratégico na formação técnica
28/11/2025
Mário Rebelo: “Foram os moldes que trouxeram a tecnologia para Portugal”
28/11/2025
Moldoplástico: o berço da pujança industrial do concelho
28/11/2025
Um pinheirense entre os Campeões do Mundo por Portugal
27/11/2025
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025