Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Gostaria de aproveitar este espaço de opinião para referir alguns dos pontos que estiveram em discussão no último programa “Politicamente Correcto”, do Correio de Azeméis.

 Em primeiro lugar uma nota relativa a um certo consenso no que diz respeito àquilo que devem ser as políticas sociais nos nosso concelho. Agora é necessário transformar isto em políticas práticas que sirvam de forma efetiva as pessoas.
Uma das coisas que para o Bloco de Esquerda é essencial, e que as políticas sociais não são apenas atirar subsídios para cima das pessoas e estas que se virem com a sua vida. Não é disso que trata. Obviamente que a capacitação financeira é essencial no apoio às famílias, contudo temos que ser capazes de dotar o município de outras ferramentas que diminuam as assimetrias sociais e façam o concelho crescer em conjunto. 
Um dos pontos essenciais é, em conjunto com as várias instituições que realizam a sua atividade social no município, realizar um real levantamento das necessidades da população e traçar um plano que responda às mesmas. Ainda que este levantamento seja uma necessidade efetiva, porque só quando compreendermos as necessidades da população e as suas causas é que podemos criar respostas concretas, existem medidas que podem ser tomadas no imediato. Vou enumerar algumas que estiveram em discussão e que espelham a posição do Bloco de Esquerda. 
Deve ser o município a liderar as questões relacionadas com o que é essencial à população, nomeadamente no que diz respeito à educação, saúde, habitação e, devido às características do nosso concelho, no apoio à velhice. Relativamente ao primeiro aspeto devemos ser capazes de dotar as escolas de equipas de psicologia que desde bem cedo acompanhem os nossos jovens para perceber não só as suas perspetivas de futuro, mas como realizar um acompanhamento de proximidade que seja efetivo e que possa também ser uma mecanismo de descoberta de certas fragilidades sociais, muitas vezes escondidas pela vergonha.
Irei voltar a este tema para a semana, por forma a melhor conseguir explicar as nossas propostas.
* porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024