Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Na semana passada abordei aqui neste espaço algumas das propostas que o Bloco de Esquerda tem para o concelho relativamente às políticas sociais. Prometi que iria voltar a este tema, pois não foi possível mencionar pelo menos os aspetos que nos parecem ser da maior importância. Comecei por referir a educação, e apenas um aspeto relativamente a esta. A dotação das escolas de equipas de psicologia. Para terminar no que a este tópico diz respeito, mais dois pontos que me levam a incluir um fator fundamental que não referi nas questões em que deve ser o município a liderar a resposta social. A mobilidade. Acerca deste assunto, irei tratar dele mais à frente.

Voltemos à escola e à educação. Para além das equipas já referidas, a escola, em todos os seus níveis, do pré-primário ao ensino superior, deve olhar para as necessidades da comunidade estudantil. E um dos pontos fulcrais é a sua alimentação. A escola deve ser também o garante de que quem pertence a famílias com maiores dificuldades, pelas mais diversas razões, não passe fome. Esta é uma matéria de extrema importância para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens em condições que lhes permitam crescer com qualidade enquanto cidadãos. Por outro lado, e com um concelho tão grande, a mobilidade é outro fator a ter em conta, mas sobre este tema, iremos abordá-lo adiante num panorama mais geral.
Para finalizar o tema de hoje, outro dos pontos que para o Bloco de Esquerda é de extrema importância, é a saúde. Com a pandemia finalmente se começou a encarar a saúde mental como uma prioridade. Contudo, a resposta pública ainda se mostra muito pouco eficiente e limitada. Tal como nas escolas, o nosso hospital e os centros de saúde tem de ter uma rede de apoio psicológico e psiquiátrico para os nossos habitantes. Imagine-se estar a passar um problema de saúde mental e ainda termos de nos deslocar para outros sítios. Esta tem também de ser uma política social de proximidade. 
Voltarei para a semana falando de mais aspetos da saúde e abordarei o problema da habitação.
Porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense oficializa saída de Edo Bosch
25/06/2024
Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior
24/06/2024
NAC é vice-campeão absolutos por equipas
24/06/2024
NAC volta à final da 3ª Divisão Nacional
24/06/2024
Faleceu o 'nosso' André, uma glória da Oliveirense
24/06/2024
Macieirense venceu a fase de grupos
24/06/2024
Mundialito Cesaz “promete agitar” a região
24/06/2024
Carlos Teixeira confirma candidatura a presidente da Oliveirense
24/06/2024