Em
Correio de Azeméis

1 Aug 2023

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Portugal está a receber neste momento provavelmente um dos maiores eventos desde o Euro 2004, a Jornada Mundial da Juventude. Seria bom também acolhermos eventos deste tipo de outras religiões. E é bom para o país que o evento decorra da melhor forma. 
Um evento desta dimensão exige uma mobilização de recursos bastante forte, pelo que os concursos públicos deveriam ser o caminho a seguir na preparação da JMJ. Nao foi assim que o Governo fez. Muitos dos contratos celebrados para a realização da JMJ foram feitos em cima da hora e por ajustes diretos, o que provoca maiores gastos e menor transparência, transparência essa que poderia existir se tivesse havido o recurso a concursos públicos e não nesta modalidade. Além disso, muitos funcionários do Estado foram deslocados e impedidos de tirar férias. Isto torna-se mais grave quando atravessamos uma época em que o SNS está sob bastante pressão e o país está em risco de incêndio.
Não quero com isto criticar a realização da JMJ em Portugal. Acho bom recebermos este tipo de eventos e outros. Mas, a preparação de algo desta dimensão não pode ser em cima do joelho e, ainda por cima, com este tipo de contratos que podem lesar o Estado, tornando o evento mais caro. Sendo que, é o dinheiro de todos os portugueses e os recursos de todos os portugueses que estão a ser canalizados para a JMJ. 
Com 4 anos para poder preparar toda a organização do evento, em conjunto com todas as entidades envolvidas no mesmo, não me parece justo que não se tenha recorrido ao concurso público. Deveria ser esta a premissa para o Governo. 
Para além disso, pessoas sem abrigo e vulneráveis foram despejadas da rua e expulsas dos quartos que ocupavam para estes poderem acolher peregrinos. A Igreja Católica tem em si a caridade como meio de agir, pelo que se torna incompreensível que pessoas vulneráveis sejam expulsas dos espaços que ocupam. 
Seria bom que o Governo tivesse ajudado essas pessoas em vez de as discriminar ainda mais.
   * porta voz do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025
"A Oliveirense tem de recuperar do atraso para não sofrer como no ano passado"
30/06/2025
Carlos Nora quer mais jovens no Cicloturismo
30/06/2025
AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas
30/06/2025
Columbofilia
30/06/2025