7 Nov 2023
ALCINO MARTINS
No sábado passado, (4 de novembro) tive a oportunidade de fazer parte do grupo na visita encenada ao novo Caracas,( Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis) antes da sua inauguração que será no dia 11 de Novembro.
Deixo os devidos aplausos aos atores e agradecimentos às pessoas que nos conduziram nos bastidores do Caracas (TeMA).
Depois de vários adiamentos, finalmente Oliveira de Azeméis tem um espaço cultural que prestigia o nosso Concelho, e questiono, se a sua inauguração já não poderia ter-se realizado a mais tempo visto de que a sua licença É provisória!!
Na sala, a mudança foi apenas de renovação dos materiais, cheira a novo, no entanto nos lugares da sala, não vi nenhuma indicação onde uma pessoa com mobilidade reduzida de cadeiras de rodas possa assistir às sessões.
Considero também que, não se compreende a falta de painéis fotovoltaicos no telhado do edifício que poderiam garantir uma grande poupança a nível energético,( exatamente como acontece no Mercado Municipal que apenas por estética, colocaram barrotes de madeira, sem qualquer utilidade, quando poderia igualmente ter painéis fotovoltaicos instalados, ficando o mercado autónomo energeticamente).
Ao que vi, ainda falta a conclusão de alguns pormenores, que de certeza irão dar muito trabalho até a inauguração.
Para terminar, enquanto Oliveirense não concordo com a alteração do nome do Caracas sem ser escutada a população Oliveirense, porque o Caracas pertence aos Oliveirenses, não aos partidos políticos, muito menos ao Presidente da Câmara, no entanto, o meu desejo enquanto Oliveirense, é que Oliveira de Azeméis tenha efetivamente um programa cultural que atraia as pessoas e que seja um sucesso.
* Deputado Municipal BE