Em
Correio de Azeméis

6 Dec 2023

Trabalhar para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa*

Na semana passada falei aqui da instabilidade a que agora se assiste, após a queda do Governo e referi que foi a “Geringonça” o último momento de estabilidade no país. Por muito que se tivesse achado que a maioria absoluta do PS fosse conduzir a uma estabilidade, com António Costa cerca de dez anos como Primeiro Ministro, isto não se concretizou porque este Governo não trouxe políticas estáveis. Não as trouxe na habitação, no SNS, naquilo que é o rendimento das famílias. Não negando os aumentos salariais que existiram desde 2015, basta recordar que com o aumento para este ano de 2023, uma pessoa com o salário mínimo estava a perder cerca de 136€ de rendimento por mês. Isto empobreceu o país, apesar de os portugueses terem mais dinheiro na carteira. Só que esse dinheiro vale cada vez menos.
Para além de tudo isso parece que Portugal é um país de ricos aos olhos deste Governo PS. Como é possível que no espaço de três anos as rendas tenham subido cerca de 25%? Foi uma política socialista? Não creio. A habitação é fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos. Como é que é possível que seja neste momento um dos negócios mais rentáveis neste país? Gostaria de recordar que ser senhorio não é uma profissão, que a especulação imobiliária é crime e que enfrentamos uma crise grave, que coloca pessoas na rua. Pasme-se ao saber que até o próprio Estado tem o despudor de despejar famílias carenciadas das suas casas. Não sei onde é que a direita vê o socialismo do PS, mas estas políticas não são com certeza socialistas.
Além disso, o valor dos alimentos mais básicos subiu cerca de 40%. Não há aumento de salário que seja capaz de fazer face a todo este crescimento de preços que asfixia cada vez mais as famílias portuguesas. Acabando o IVA 0 daqui a cerca de um mês, veremos que compras levam os portugueses para casa. 
O resultado final é que até podemos ter um excedente orçamental e contas certas, mas, na verdade, este país e as suas pessoas estão mais pobres, com mais dificuldades. Se isto foi uma política socialista, nem quero imaginar o que será um governo de direita.
 

* representante do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
“Tenho orgulho eterno por todas as pessoas que me salvaram a vida”
18/07/2025
Grupo Correio de Azeméis está presente nas Festas de São Roque
18/07/2025
Ricardo Praça da Costa vai avançar com candidatura à Assembleia Municipal pelo LIVRE
18/07/2025
Pedro Marques promete baixar o preço da água
18/07/2025
ERSUC distinguida pela autarquia de Coimbra
18/07/2025
Comunidade critica problemas e destaca melhorias
18/07/2025
Medalha de Bronze na avaliação EcoVadis
18/07/2025
“A Polisport foi criada de forma pouco usual"
18/07/2025