4 Mar 2024
Alcino Martins *
“UM AUTARCA QUE NÃO SIRVA PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA NADA.”
O Presidente da Câmara depois de 3 anos a discutir, a pensar, planear, projetar e executar a nova rede de transportes, passados 3 meses de entrar em vigor continua a revelar o resultado da sua incompetência.
Na Assembleia Municipal do dia 29 de Fevereiro, foram várias as intervenções sobre o caos que os estudantes e encarregados de educação vivem neste momento, relativamente à nova rede de transportes.
Temos estudantes que chegam 20 minutos ou mais atrasados às aulas devido ao atraso dos transportes, alunos que tem que sair mais cedo das aulas para poder apanhar o autocarro, perdendo tempo escolar, pais que têm que sair das empresas para levar os filhos à escola porque o autocarro que devia passar afinal não passou.
Questionado por tudo isto, o Presidente da Câmara diz “não posso fazer nada” a responsabilidade é da Área metropolitana do Porto!!
Nós já sabemos, que quando tudo corre mal, a responsabilidade nunca é do Presidente da Câmara.
Então, não foi o Presidente da Câmara que, na nossa opinião, com o objetivo de poupar na despesa da Câmara, entregou a TUAZ à rede UNIR, como fez o antigo Executivo ao entregar a exploração das redes de água e saneamento à Indaqua?
O Presidente da Câmara que todos os anos tem aumentado os tarifários da água, saneamento e a taxa do resíduos urbanos, e por isso estamos a pagar a segunda fatura da água mais cara do País, ao mesmo tempo, que, em Oliveira de Azeméis perde-se mais de 1 milhão e 100 mil litros de água por dia, (que dava para abastecer cerca de 3 mil famílias), devido à falta de investimento por parte da Indaqua nas redes de água.
Não é da responsabilidade do Presidente da Câmara, que passados 6 anos e meio nem um metro de habitação pública construiu, sabendo que existem famílias Oliveirenses a viverem em barracas?
Não é da responsabilidade do Presidente da Câmara, a autorização para construir uma grande superfície no centro da cidade, que vai criar o caos ao ordenamento de trânsito, além de prejudicar o comércio tradicional, quando na oposição era contra, o que só demonstra a sua Hipocrisia política.
Provavelmente a responsabilidade não é só do Presidente da Câmara, mas também de quem o apoia nas suas mentiras.
*Deputado Municipal BE