Em
Correio de Azeméis

22 Apr 2024

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Começo este espaço da mesma forma que terminei na semana passada. “25 de Abril Sempre. Fascismo Nunca Mais”. Quem diz fascismo, diz qualquer regime que tenha como propósito ser autoritário, castrador das liberdades de cada um e enquanto coletivo. É já nesta quinta feira que se comemoram os 50 anos da madrugada que libertou o país do regime salazarista que tantos matou, prendeu, fez fugir. Esta é uma realidade que não se pode repetir. Foi também aqui que se iniciou o processo de descolonização que garantiu a independência dos povos que por nós foram oprimidos durante tanto tempo, com particular dureza durante a Guerra Colonial, uma luta justa que os povos africanos desencadearam para obterem a sua liberdade e independência. 
Vivemos um tempo em que é difícil ter as nossas próprias vidas com dignidade. Esta acérrima defesa do capitalismo por parte dos Estado, fez com que a política fosse centrada numa ideia de crescimento desenfreado, maximização de lucros, tornar em mercado todas as atividades da nossa vida pessoal e social. Não creio que se tenha feito um bom caminho. Toda esta política levada a cabo pelo sistema capitalista faz com que sejamos escravos dos nossos trabalhos por baixos salários e tenhamos sempre objetivos impossíveis de cumprir. Um bom trabalhador é aquele que se mata a trabalhar. Bela ideia motivante que o capitalismo tem de nos pôr a funcionar. Neste regime somos apenas máquinas de produção e consumidores, não somos pessoas. Lutar pela nossa liberdade e pela democracia e lutar pelo nosso direito a viver. 
Recordo uma das frases mais impactantes de Mariana Mortágua na última convenção do Bloco de Esquerda, onde foi eleita coordenadora do partido. “Estamos aqui para que as pessoas possam ter uma vida boa”. Pode parecer uma frase simplista, um slogan, mas encerra em si aquilo que são os nossos princípios básicos. A dignidade no trabalho, no acesso à escola, a casa, ao pão, ao hospital. A dignidade de não sermos escravos de quem está sempre a pensar como nos vai conseguir explorar mais.
 

*representante do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Queda de esquina de prédio não causa feridos
11/07/2025
António Silva é candidato à junta de freguesia de Loureiro
11/07/2025
Festas São Roque 2025: "Nós trabalhámos muito para dar festa a uma freguesia"
11/07/2025
Vai ser possível dormir no Mosteiro Beneditino de Cucujães
11/07/2025
43.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Fajões
11/07/2025
Festa em Honra de Santa Marinha, Palmaz
11/07/2025
Associação do Parque Temático Molinológico desenvolve Ação de Voluntariado
11/07/2025
Inauguração dos Passadiços de Pindelo
11/07/2025