8 May 2024
Alcino Martins *
ESTÁ A CHEGAR A CAÇA À MULTA AOS OLIVEIRENSES!!
Na Assembleia Municipal de 30 de Abril de 2024, foi aprovado pelo Partido Socialista (deputados municipais e Presidentes de freguesias ou uniões de freguesias) a constituição da Polícia Municipal, com os votos contra do BE e do PSD.
A justificação dada pelo Presidente da Câmara, resume-se ao fato dos três postos da GNR no Concelho, não representar mais de 60 agentes para exercer funções de policiamento!!
Disse que estamos num Concelho com muitas empresas e muitos eventos, o Mercado à Moda Antiga, o 37-20, o parque Natal ou as festas populares como a da La Salette!!
Fala do vandalismo no meio urbano, (mas o que se vê é o desprezo desta Câmara).
Fala em insegurança rodoviária, mas não assume a responsabilidade da Câmara, na degradação da rede viária por falta da sua manutenção, que só está prevista para o ano das eleições!!
Fala da deposição de lixo em locais indevidos (também por culpa da Câmara, que muitas vezes os contentores ficam cheios por vários dias)!!
Ou seja, uma justificação de treta, que nos convoca a continuar vigilantes, caso se verifique a criação de tachos para boys!!
Porque temos eventos há décadas, e não temos conhecimento de situações de violência, porque a impressão que o atual Presidente da Câmara dá com a constituição desta polícia, é de que, o nosso Concelho não é seguro, o que é falso!!
A propósito, o Presidente da Câmara afirma que vai haver um custo/ benefício, com um défice anual de 50 mil euros. O custo para o Município com a constituição da Polícia Municipal, rondará os 500 mil euros anuais, se tiver um défice anual de 50 mil euros, quer dizer que o benefício é de 450 mil, ou seja, a receita de multas!!
Mas para clarificar, de forma a que os Oliveirenses possam ter uma opinião sobre este assunto, convém referir que tanto o custo (pago com os impostos dos Oliveirenses), como os benefícios ( que os Oliveirenses vão pagar através da multa) serão sempre suportados pelos mesmos, ou seja, as famílias Oliveirenses.
Já não basta que em seis anos e meio, o atual Presidente da Câmara ter colocado as famílias Oliveirenses a pagar a segunda fatura da água e saneamento mais cara do País, agora, com a criação da polícia municipal na linha do eu quero, posso e mando, vai ao bolso das famílias Oliveirenses tirar o pouco que resta!!
*representante do BE