14 Oct 2024
Diogo Barbosa *
O que acontece do outro lado do Atlântico afeta, e de que maneira, as nossas vidas. Os Estados Unidos da América aproximam-se de eleições novamente e, infelizmente, na maior democracia do mundo a luta é mesmo pela sua manutenção.
A mensagem de Donald Trump, que representa a maior ameaça à democracia, é baseada em vários discursos simplistas, como o “nós contra eles”. Basta ver as propostas lunáticas que lançou para o ar numa das suas últimas ações de campanha, no caso de imigrantes, como a pena de morte entre outras aberrações. O seu discurso é mimetizado em Portugal por partidos como o Chega, procurando introduzir na discussão acerca do Orçamento do Estado, uma proposta de referendo acerca da lei da imigração. Num país democrático as leis são feitas de igual forma para toda a gente. Nunca me cansarei de repetir que as pessoas que procuram o nosso país para refazer as suas vidas devem ser acolhidas de braços abertos e com um plano de integração que não as estigmatize. Ventura, como Trump, quer colocar-nos uns contra os outros.
Ambos são uma ameaça real à democracia. Enquanto uns falam em deportações em massa, outros defendem uma nova Constituição e a Quarta República. Todos sabemos que isto representa um atentado à forma democrática em que escolhemos viver após o 25 de Abril de 1974. Olhemos com atenção para os Estados Unidos da América. Não nos podemos esquecer de como a campanha de Donald Trump agiu em 2020 após ter perdido as eleições com milícias incitadas pelo próprio a invadir o Capitólio. Não irá procurar fazer o mesmo caso o resultado não lhe seja favorável novamente? Já por uma vez demonstrou que não lida bem com as instituições que asseguram o funcionamento da democracia. Por cá também já se tentou ensaiar essa ideia. Os sinais estão todos lá.
André Ventura está a perceber que não conta nada para o Orçamento, porque o parceiro preferencial do Governo tem sido o PS. Tal como Trump começa a estrebuchar e a inventar para aparecer como o salvador.
Olhemos para lá para não o termos cá.
*representante do BE